ASSINE
search button

Estudantes criam luvas capazes de traduzir sinais em sons

Compartilhar

Uma equipe de estudantes ucranianos criou um sistema chamado Enable Talk, que permite que pessoas com deficiências de audição e fala se comunique através de luvas que traduzem sinais em liguagem sonora. A invenção foi a grande vencedora da olimpíadas tecnológicas da Microsoft, a Imagine Cup, que teve cerimônia de premiação esta semana sem Sydney, Austrália. Segundo o site do jornal Daily Mail, a conversão de linguagem é viabilizada por um aplicativo de smartphone.

As luvas são compostas por uma série de elementos como sensores flexíveis, sensores de toque, gisroscópios, acelerômetros e também células de captação de energia solar, que ajudam a manter o aparato carregado.

Por meio do aplicativo, os usuários das luvas Enable Talk podem programar sua própria linguagem de sinais, que depois será reconhecida pelo programa.

A invenção ainda está na fase de protótipo, mas o time por trás dela está confiante de que o sistema ainda virá a mudar a vida de muitas pessoas. "Nossa inspiração foi ajudar os nossos amigos que tem audição ou fala prejudicada a ser capazes de se comunicar como qualquer outra pessoa", disse o programador Maxim Osika, um dos desenvolvedores do Enable Talk.

De acordo com os inventores das luvas, o protótipo custou cerca de US$ 77,5, e a intenção deles é lançar no mercado um produto de preço acessível.