Recentemente chegou ao Brasil o serviço digital de corridas de táxi Safer Taxi, já presente em outros países da América Latina como Argentina e Chile. A plataforma oferece agilidade e maior segurança na hora de solicitar corridas, agendadas através do site da empresa ou de aplicativos móveis específicos do serviço, e trabalha com uma base de motoristas e usuários previamente cadastrados.
São Paulo, primeira cidade brasileira a ter o Safer Taxi implantado, já conta com uma frota de 500 taxistas conectados ao serviço, que em breve deve chegar a outras cidades do País. "Até o final do próximo semestre devemos estar presentes em todas as cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa do Mundo 2014", afirmou o presidente de operações da Safer Taxi no Brasil, Andre Pflug, em entrevista ao Terra.
Pflug destacou as vantagens da plataforma para empresas que usam serviços de táxi. "O nosso método de cobrança apresenta transparência de custos e diminui muito os riscos de fraudes neste sentido. Em uma empresa na Argentina, onde o Safer Taxi já funciona há mais tempo, foi obtida uma redução de 20% em despesas com corridas", contou Pflug.
Para pagamentos, a plataforma tem parceria com a PayPal, tornando as transações confiáveis e adequadas tanto aos taxistas quanto aos passageiros. "E estamos fechando acordos com cartões de crédito para agregar ainda mais facilidade em termos de pagamentos", contou Pflug.
Também é possível realizar o pagamento das corridas contratadas pelo Safer Taxi através do celular, e o serviço dispõe de versões mobile com aplicativos gratuitos para iOS, Android, Symbian e Blackberry.
Para passageiros
O Safer Taxi ainda oferece um programa de milhagem - usuários que se cadastram no serviço já estão automaticamente vinculados ao benefício. O presidente de operações disse que na Argentina e no Chile esta vantagem foi extendida a uma parceria com a companhia LATAM Airlines Group (fusão entre a Lan e a Tam), acumulando milhas tanto para as corridas até o aeroporto quanto para trechos aéreos.
E os diferenciais não param por aí. "Fecharemos uma parceria com a Ambev para oferecer benefícios em bares - o usuário que for embora usando o Safer Taxi tem direito a uma saideira grátis", antecipou Pflug, mencionando que tal parceria com a Ambev já está ativa com sucesso no Chile e Argentina.
Chamar um táxi através do serviço pode ser até mais ágil do que pelo método convencional - em São Paulo, o tempo médio de espera por táxis de cooperativas é de 45 minutos, e de acordo com Pflug, depois de confirmada a solicitação, a espera por um carro do Safer Taxi é de aproximados 10 minutos. "Mesmo sendo feito eletronicamente, o pedido é atendido quase que instantaneamente", destacou ele.
Além disso, o Safer Taxi é uma plataforma com recursos diferenciados para quem busca mais segurança. "Um usuário cadastrado no serviço consegue mandar notificações por e-mail e SMS para até cinco pessoas diferentes, informando a origem e destino da corrida que fará", explicou Pflug.
O valor final das corridas respeita as tabelas das cooperativas, não sendo mais caro para o passageiro, que pode se cadastrar gratuitamente no serviço.
Para taxistas
Os clientes do Safer Taxi avaliam o serviço do motorista ao final da corrida, pontuando em termos de atendimento e confiabilidade - informações que ficam disponíveis a todos os usuários do sistema e podem ser levadas em conta na hora de chamar determinado condutor.
O taxista também tem mais tranquilidade ao saber que está conduzindo somente passageiros cadastrados, com dados de referência no site, diminuindo assim o risco de assaltos, por exemplo. "Muitas taxistas mulheres já relataram que só conseguem trabalhar à noite porque existe o Safer Taxi", acrescentou o presidente de operações no Brasil.
Os pagamentos ainda são liberados com mais agilidade aos motoristas: em transações normais com cartões de crédito, o taxista leva entre 30 e 45 dias para receber o valor, enquanto na plataforma este é liberado em 24 horas.