Pesquisadores criam máquina semelhante à de seriado de televisão 

Pesquisadores da Universidade de Dundee, no Reino Unido criaram uma máquina que usa ultrassom para levantar e rodar um disco de borracha que flutua em um cilindro de água. O equipamento é semelhante ao usado no seriado britânico Doctor Who. Acredita-se que esta é a primeira vez que ondas de ultrassom são usadas para mover objetos ao invés de simplesmente empurrá-los.

Segundo a BBC, físicos afirmam que o estudo poderia ajudar em cirurgias usando técnicas de ultrassom mais precisas. Médicos usam o ultrassom para tratar uma série de doenças sem precisar abrir os pacientes. A habilidade de guiar tais ondas para um ponto preciso onde elas são necessárias poderia tornar estes tratamentos ainda mais eficazes.

As ondas de ultrassom poderiam também ser usadas para conduzir uma cápsula de remédio dentro do corpo humano e ativá-la, por exemplo, no interior de um tumor cancerígeno.

Os cientistas usaram a energia de um conjunto ultrassonoro para formar um raio de luz que pode tanto impulsionar um objeto como, quando afiado como uma hélice, causar a sua rotação.

Mike MacDonald, médico do Instituto de Ciência Médica e Tecnologia de Dundee (IMSAT, na sigla em inglês), afirma: "É uma área que tem muito potencial para desenvolver novas técnicas cirúrgicas, além de outros tipos de aplicações". "Como a ferramenta do Doctor Who, a nossa sonic screwdriver é capaz de muito mais além de apenas girar objetos", comenta.

A pesquisa também faz parte de um projeto do Conselho de Pesquisas em Engenharia e Ciências Físicas, conhecido como Sonotweezers, que busca trazer habilidade e flexibilidade a manipulações ultrassonoras, permitindo aplicações na medicina, engenharia de tecidos e desenvolvimentos biológicos e físicos.