MySpace deve anunciar 1 milhão de novos usuários em um mês

No mês passado, o MySpace registrou um milhão de novos usuários, de acordo com dados que a companhia deve revelar nesta semana, segundo o The New York Times. A principal razão seria o novo foco que a rede social vem dando desde junho passado, quando foi comprada, à música e ao entretenimento, e em especial ao player que permite ouvir canções no site.

O MySpace foi uma das redes sociais pioneiras no mundo, e chegou a ter 75,9 milhões de usuários únicos em 2008. No meio do ano passado, o número caíra para 33 milhões, segundo a comScore. A empresa, comprada pela News Corp. em 2005 por US$ 580 milhões, foi vendida aos investidores Tim and Chris Vanderhook, parceiros do cantor Justin Timberlake, por US$ 35 milhões, e desde então vem tentando se reerguer.

O player de música lançado em dezembro passado teria sido um passo na direção certa. O chefe-executivo de operações Chirs Vanderhook acredita que a integração do MySpace com o Facebook e o Twitter também impulsionou a volta dos usuários. "Saímos de nenhum login por dia para 40 mil" contou ao NYT.

Além disso, a biblioteca de 42 milhões de músicas seria um atrativo de peso. O acervo inclui discos de gravadoras grandes, com quem o site ainda mantém convênio, e soma produções de inúmeros artistas menores e sem selo. O arquivo total é muito maior do que o de concorrentes do setor, como o Spotify, que tem 15 milhões de faixas disponíveis - mas uma taxa de crescimento de 250 mil novos usuários por dia, seis vezes mais o que o MySpace registra.

Embora o recém-chegado milhão de novos usuários do último mês de 2011 não se compare aos 10 milhões registrados em março do mesmo ano, o volume ainda é maior do que os de Google+, Tumblr e Pinterest no mesmo período, de acordo com o The Next Web. O tráfego do MySpace, segundo dados de janeiro da comScore, também apresentou melhora, com crescimento de 4% em relação ao mês anterior.

Segundo Vanderhook, o novo foco da companhia não é competir enquanto rede social com o Facebook, e sim ser a referência em música e entretenimento que possam ser compartilhados em outras redes sociais. Nesse sentido, o MySpace anunciou no mês passado com a Panasonic para a MySpace TV. Com ela, será possível compartilhar e comentar vídeos de música e programas de televisão.