Favorito, coreano leva etapa brasileira do Intel Extreme Masters 

Em clima de final de Copa do Mundo, o coreano viOLet confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão da etapa brasileira do Intel Extreme Masters, que acontece pela primeira vez na América do Sul durante a Campus Party Brasil. Ele enfrentou na final desta etapa do campeonato mundial de Starcraft II o também coreano SuperNoVa. Os dois vão para a final, que será realizada durante a CeBIT, em Hannover, na Alemanha.

Três brasileiros participaram do campeonato durante a Campus Party. Os três caíram ainda na primeira fase, sucumbindo ao favoritismo coreano nos campeonatos de games, principalmente de Starcraft II. "Não tem como competir. Eles treinam 12 horas por dia", afirma o estudante de análise de sistemas Renan Guilhem, 19 anos, um dos brasileiros na disputa. "Eles lotam estádios para ver campeonatos como esse, assim como nós fazemos com futebol", disse ao Terra.

Os outros dois competidores brasileiros foram o administrador Vitor Ferreira, 27, de Belo Horizonte, e o doutorando em engenharia da computação Adécio Jamier, 27, de Natal.

A arena montada pela Intel ficou lotada de gameníacos, que vibravam e gritavam a cada jogada. A disputa reuniu os melhores jogadores do mundo, que disputavam US$ 21 mil em prêmios. O vencedor desta etapa levou US$ 6,5 mil para casa.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.