Sem novidades, Microsoft se despede da CES em Las Vegas

Em sua última apresentação na Consumer Eletronics Show (CES), maior evento de eletrônicos de consumo que acontece anualmente em Las Vegas, a Microsoft relembrou suas apresentações na feira desde 1985 e trouxe poucas novidades. O único anúncio na despedida da Microsoft da CES ficou por conta da chegada do sensor de movimentos Kinect ao Windows em 1º de fevereiro.

O CEO da companhia, Steve Ballmer, foi recepcionado por Gary Shapiro, CEO da CEA, que organiza a CES, pelo apresentador Ryan Seacrest e por um coral, que cantou músicas inspiradas em tweets enviados durante a palestra.

O destaque da noite ficou por conta de uma demonstração do Windows 8, que vai chegar ao mercado com versões para PCs tablets - com a interface Metro, a mesma do Windows Phone. Tami Reller, responsável pela área do Windows, confirmou o lançamento da loja de aplicativos da Microsoft para o fim de fevereiro.

Ao falar do Windows para PCs, Ballmer afirma que o sistema operacional evoluiu, e que o Windows 8 é uma reimaginação do software. O CEO afirma que há 1,3 bilhão de PCs rodando Windows no mundo.

A interface Metro deve estar presente em quase todos os próximos produtos da Microsoft, segundo ela. Tami afirmou que a nova versão do sistema operacional será lançada em 100 idiomas - inclusive em português.

Steve Ballmer demonstrou também modelos de ultrabook rodando Windows 7. Ele disse que todos os PCs que rodam a versão atual do sistema poderão instalar o Windows 8.

Windows Phone 7

Ballmer demonstrou algumas funcionalidades do Windows Phone, como o PeopleHub, que reúne informações do Twitter, Facebook, e-mail e SMS em um único lugar, e como funciona o Bing, buscador da companhia, e sua ferramenta de localização no sistema operacional para smartphones.

O executivo também se mostrou impressionado com a banda larga de quarta geração, e disse que ficou empolgado com a velocidade de conexão do Nokia Lumia 900, aparelho com Windows Phone lançado pela finlandesa na segunda-feira e o primeiro com o SO móvel da Microsoft com 4G.

Xbox

Ao falar das funcionalidades do console da companhia, o Xbox, Ballmer afirmou que a ideia da Microsoft é oferecer um tipo de entretenimento que seja simples, mas que traga uma experiência fantástica. A nova interface do Xbox, baseada no Metro, foi demonstrada durante a apresentação, com destaque para a possibilidade de navegação por comando de voz. Craig Davison, diretor do Xbox, demonstrou a funcionalidade, fazendo buscas e comandando a exibição de um filme.

Segundo o executivo, a empresa está fazendo esforços para trazer conteúdo exclusivo de televisão para ser acessado pelo Xbox. Fox e Wall Street Journal são alguns dos parceiros da Microsoft para levar conteúdo de notícia para dentro do console.

A companhia também demonstrou um programa interativo da Vila Sésamo, que permite interagir com os personagens por meio do sensor de movimentos Kinect, que chegará ao Windows em 1º de fevereiro.