Governo encerra etapa de consulta pública para projeto Cidades Digitais

Encerra hoje (10) a consulta pública destinada a discutir a implantação do Projeto Cidades Digitais pelo Ministério das Comunicações. O governo deve divulgar um balanço com as contribuições a partir de amanhã (11).

O projeto, que começará a ser implantado em 80 municípios a partir de abril deste ano, prevê parcerias entre a administração pública e a sociedade civil visando à implantação de infraestrutura de conexão, instalação de pontos públicos de acesso gratuito à internet, além da preparação de profissionais, instalação de pontos de governo eletrônico e qualificação e apoio a espaços públicos e comunitários para o uso desse tipo de tecnologia.

Finalizada a consulta pública, os municípios terão dois meses para apresentar seus projetos. De acordo com o ao Ministério das Comunicações, o critério para a escolha das cidades a serem beneficiadas será a qualidade das propostas apresentadas, a partir de análises feitas por técnicos da pasta.

O programa Cidades Digitais prevê a implantação de pontos de rede de internet sem fio em locais públicos, como praças, rodoviárias ou praias, além da requalificação dos telecentros já existentes. A infraestrutura da cidade digital e o treinamento dos funcionários serão feitos por empresas selecionadas por meio de registro de preços. O governo pretende lançar outros editais com o objetivo de aumentar o número de cidades contempladas.