ASSINE
search button

Cientistas falam sobre 'partícula de Deus' nesta terça

Compartilhar

Os cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) vão anunciar, na manhã desta terça-feora (13), os avanços nas buscas pelo bóson de Higgs, conhecida como "partícula de Deus". Na reunião, que começa às 11h, dois grupos independentes de estudiosos vão apresentar seus resultados - o Atlas e o CMS.

O bóson de Higgs é considerado pela teoria do Modelo Padrão um elemento fundamental no surgimento do universo. Diferente dos átomos, feitos de massa, as partículas de Higgs não teriam nenhum elemento em sua composição.

Elas são importantes porque dão respaldo a uma das mais aceitas teorias acerca do universo - a do Modelo Padrão, que explica como outras partículas obtiveram massa. Segundo essa tese, o universo foi resfriado após o Big Bang, quando uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou-se junto de partículas associadas, os Bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais.

Em nota divulgada no site do Cern, os cientistas acreditam que estão próximos de encontrar a partícula, mas alertam que os resultados desta terça não serão conclusivos. “Não há o suficiente para se fazer qualquer afirmação conclusiva sobre a existência ou não-existência do Higgs”, informaram.

Rumores sobre os resultados das pesquisas mais recentes começaram a circular semanas antes do anúncio, mas é possível que os cientistas consigam somente fazer insinuações a respeito da identificação do bóson de Higgs, já que as equipes de pesquisa ainda não teriam dados suficientes para anunciar uma descoberta formal.