Diferente do Google, YaCy busca com conhecimento dos PCs

Uma nova iniciativa chamada YaCy mostra um novo tipo de buscador que funciona de uma maneira diferente dos tradicionais Google, Bing e Yahoo!. Ao contrário dos concorrentes, o YaCy não controla e mostra, como resultado de uma pesquisa, os resultados que ele julga mais relevantes.

Por trás do YaCy estão os defensores do software livre. A busca acontece não com base na relevância de uma determinada marca na web, por exemplo, mas, sim, por uma rede P2P, ponto a ponto, usando o conhecimento dos computadores dos usuários.

A maioria do que fazemos na internet envolve buscas. Elas são o vínculo vital entre nós e a informação que buscamos", disse Michael Christen, líder do projeto em um comunicado. A exemplo dos torrents e de trocas de arquivos P2P, essas redes criam muilhares de conexões entre um ponto e outros milhares de computadores sem que a identidade de algum dos envolvidos seja identificada.

O YaCy depende inteiramente da rede e dos usuários para oferecer a informação. Há quem aposte que, na verdade, iniciativas como o YaCy pretendem construir uma internet anônima, sem controles, com respeito à privacidade. Para utilizar o programa, é preciso entrar no site yacy.net e baixar um programa que funciona em Windows, Linux e Mac.