Anatomista alemão vende corpos humanos em pedaços

Portal Terra

BERLIM - O anatomista alemão Gunther Von Hagens abriu uma loja na cidade de Guben em que está vendendo pedaços de corpos de animais e de humanos mortos, informa o jornal britânico The Guardian.

Von Hagens, 65 anos, é o inventor do sistema de "plastinação", que consiste em remover os fluídos de seres mortos e substituí-los por silicone enrijecido, o que permite que os restos sejam preservados indefinidamente.

Desde 1996, o alemão realiza a exposição itinerante Body Worlds com algumas de suas obras, que já foi vista por dezenas de milhões de pessoas. Contudo, Von Hagens diz agora que pretende levar as suas amostras para uma audiência maior, segundo o The Guardian.

Os preços das amostras variam de 185 euros para um pedaço de uma mão humana até 15 mil euros para uma amostra do corpo humano inteiro. Segundo o jornal britânico, a loja de Von Hagens envia as obras por correio para qualquer parte do mundo.

O anatomista abriu sua loja na cidade alemã de Guben, nas proximidades da fronteira com a Polônia, no mesmo lugar em que mantém a sua fábrica - ou "plastinarium" -, onde converte mortos em objetos "plastinados".

Von Hagens coleta espécimes de doadores que assinam contratos permitindo que ele "plastineie" seus corpos após suas mortes.