Rio de Janeiro recebe classificatória Counter Strike de ESWC

Darius Roos, Portal Terra

SÃO PAULO - Domingo, dia 11 de abril de 2010, na cidade de Nova Iguaçu (RJ), Brasil, vai rolar uma etapa classificatória do jogo Counter Strike para a final nacional do evento Electronic Sports World Cup (ESWC) -- a Copa do Mundo de Esportes Eletrônicos.

No sábado anterior, dia 10, haverá uma prévia que definirá quem irá disputar as vagas na competição de domingo.

Será disputada a modalidade por equipe (masculina) no jogo Counter Strike 1.6 (CS). As inscrições de equipes de até cinco pessoas podem ser realizadas no local, Lan Extreme -- até dia 10 de abril.

O prêmio da classificatória são duas vagas na final da etapa nacional, em São Paulo, Brasil, que ocorre entre 28 a 30 de maio. Os vencedores da final nacional disputarão a final internacional na cidade de Paris, França, entre 30 de junho e 4 de julho de 2010.

Classificatória ESWC | Counter Strike masculino

Nova Iguaçu, RJ

Lan Extreme

Rua Coronel Francisco Soares, 1.022, Centro, Nova Iguaçu, RJ

Domingo, 11 de abril, a partir das 9 horas

Fase de classificação

A etapa nacional, fase classificatória para a etapa internacional da ESWC 2010, teve início em março de 2010, com disputas (de quatro modalidades) realizadas em lojas e lan houses de todo o país.

São seis modalidades, com disputas coletivas ou individuais. A principal, Counter Strike 1.6 (CS) -- para PC --, é disputada por equipes (com cinco integrantes) masculinas e femininas. As modalidades individuais envolvem os títulos Trackmania (para PC), além de Fifa 10, Guitar Hero 5 (GH5) e Street Fighter 4 (SF4) -- todos para o sistema Xbox 360 (X360), da Microsoft.

As preliminares de CS, Fifa 10 e Trackmania ocorrem de março a junho em todo o país, enquanto as finalíssimas ocorrem entre 28 e 30 de maio de 2010, em um grande evento na cidade de São Paulo, Brasil, quando serão disputadas e definidos os atletas representantes para as modalidades GH5 e SF4.

Serão classificados dez jogadores (cinco homens e cinco mulheres) que compõem as equipes de CS, e outro(a)s quatro para representar o país nas categorias Trackmania, Fifa 10, GH5 e SF4. São 14 "atletas eletrônicos".

Classificados

Brasília, DF: Destinycall e Playart. Manaus, AM: Rage. Recife< PE: Appon e Lit.

Evento

Nascido em 2003, o evento Electronic Sports World Cup (ESWC) -- em português, Copa do Mundo de Esportes Eletrônicos -- é a maior copa (campeonato, torneio) internacional e independente de jogos eletrônicos.

A edição ESWC 2010 distribuirá mais de US$1,5 milhão em prêmios e as disputas ocorrerão na cidade de Paris, França, contando com a participação de 32 países e 256 "atletas eletrônicos".

A saber, há tanto categorias masculinas quanto femininas.

Segundo os organizadores, o Brasil ocupa a posição de número 10 na classificação geral, com uma medalha de ouro e duas de prata nas fases finais.

Já foram organizados sete eventos ESWC, e o Brasil participou de três edições (contando o ESWC 2010, será nossa quarta participação).

Os "atletas eletrônicos" brasileiros que se classificarem para disputar a final da etapa internacional da ESWC ganharão passagem para a cidade de Paris, França, onde disputarão a finalíssima da edição ESWC 2010.

"Nossos jogadores não pagam absolutamente nada, viagem ou estadia", explica André Faure, diretor de marketing e negócios da Besmac, organizadora brasileira do evento. "Toda a equipe é tratada como uma verdadeira delegação internacional, como em uma Olimpíada", diz.

Os "atletas eletrônicos" brasileiros "serão acompanhados por uma equipe de apoio, com membros da própria organização, gente que conhece competições e a ESWC, inclusive eu mesmo, que já morei na cidade (de Paris) e conheço o evento", revela Faure.

A delegação brasileira terá 14 atletas, além de quatro ou cinco outras pessoas na equipe de apoio.

"Acreditamos que a viagem para Paris já é um prêmio", argumenta o executivo. "Afinal os jogadores vão para a Europa para disputar um campeonato de ponta, viverão um evento inédito e inclusive contemplamos a agenda de viagem com um dia livre para essas pessoas passearem pela cidade", justifica.

As cidades já confirmadas no processo são Águas Claras, Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina. Mas essa lista pode aumentar na medida em que mais lan houses tenham interesse em promover as chamadas "eliminatórias regionais" para a Etapa Nacional da ESWC 2010.

Segundo Faure, qualquer lan house de qualquer lugar do Brasil pode promover uma eliminatória regional. Basta entrar em contato com a organização ([email protected]) para saber como. "Temos uma equipe para ajudar, apoiar e explicar tudo", diz.

Agenda

A edição 2010 do evento Electronic Sports World Cup (ESWC) -- em português, Copa do Mundo de Esportes Eletrônicos -- ocorre entre 30 de junho e 4 de julho de 2010, na cidade de Paris, França.

Mais informações

www.eswc.com.br

www.lacoupedefrance.com