ASSINE
search button

HP vai comprar 3Com por US$ 3,1 bi em desafio à Cisco

Compartilhar

REUTERS

NOVA YORK - A Hewlett-Packard vai ingressar no mercado de equipamentos para redes por meio de um acordo de 3,1 bilhões de dólares para adquirir a 3Com, em um grande desafio à Cisco Systems.

O acordo é o mais recente sinal de que os gigantes da tecnologia, da IBM à Oracle, estão cada vez mais interferindo nos mercados uns dos outros, em esforço para se tornarem fornecedores universais de serviços de computação, redes e armazenagem de dados. A Cisco mesma ingressou este ano no mercado de servidores, no qual a HP é um dos grandes protagonistas.

A HP, que também divulgou resultados preliminares superiores aos esperados, no final da quarta-feira, anunciou que pagará 7,90 dólares por ação da 3Com, um ágio de 39 por cento sobre o preço de fechamento. O acordo avalia a 3Com em 2,7 bilhões de dólares, excluído caixa líquido.

- A Cisco e a HP concorrerão mais e mais - disse Jayson Noland, analista na Robert W. Baird & Co.

- Estamos caminhando a um mundo no qual cada uma dessas grandes companhias poderá fornecer tudo de que você precisa - acrescentou.

Ao adquirir a 3Com, a HP vai concorrer com a Cisco em uma ampla gama de equipamentos para redes, entre os quais roteadores e comutadores. A 3Com também tem forte presença na China e pode ajudar a HP a expandir suas vendas em um dos mercados de mais rápido crescimento no mundo.

A HP já é uma força dominante nos computadores pessoais, serviços de tecnologia da informação, servidores e impressoras, com fontes de receita recorrente que a ajudaram durante a crise econômica.

A 3Com, de sua parte, vem batalhando para ingressar no mercado de grandes empresas fora da China, com a marca H3C, e se esforça por concorrer com gigantes como a Cisco.