Jornal do Brasil
RIO - Fósseis do menor dinossauro já encontrado na América do Norte, uma ágil espécie com apenas 71 centímetros de comprimento e peso inferior ao de um coelho, começaram a ser exibidas em público pela primeira vez esta semana, em um museu de Los Angeles.
Os ossos foram descobertos no final da década de 1970 no oeste do estado americano do Colorado, mas só recentemente foram identificados. O dinossauro foi batizados de Fruitadens haagarorum por uma equipe internacional de cientistas.
Os fósseis reúnem cérebros, vértebras, braços e pernas de quatro indivíduos, e estão expostos no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.
Estamos realmente testando os limites do tamanho corporal entre dinossauros disse Luis Chiappe, diretor do Instituto de Dinossauros do museu. Eis um animal que se estima que tenha pesado cerca de um quilo quando totalmente crescido. Então é realmente um dinossauro pequeno. É o menor dinossauro conhecido da América do Norte, e um dos menores entre todos.
O Fruitadens haagarorum viveu há cerca de 150 milhões de anos, provavelmente zanzando entre as pernas de dinossauros muito maiores.
Detalhes excepcionais do crânio, como os dentes tipo caninos na frente da mandíbula inferior, e os dentes em forma de folha na região da bochecha, junto com o tamanho diminuto, sugerem que ele comia plantas e animais. Teria sido, assim, um dos últimos representantes de um grupo chamado de heterodontossaurídeos.
Acreditamos que esse pode ser o segredo para a longuíssima vida que esse grupo de dinossauros teve afirmou Chiappe. Eles existiram por cerca de 100 milhões de anos, e esse é um tempo muito longo. Talvez o fato de os últimos membros do grupo serem generalistas, e não altamente especializados em um nicho em particular, tenha lhes dado uma vantagem que lhes permitiu viver por tanto tempo como grupo.