ASSINE
search button

Bispo alerta para preconceitos contra a ciência

Compartilhar

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - A Igreja Católica corre o risco de cometer os mesmos preconceitos que tinha contra o cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642), afirmou hoje o prefeito dos Arquivos Secretos do Vaticano, bispo Sergio Pagano.

Durante uma coletiva de imprensa para apresentar a nova edição das atas do processo de Galileu, Pagano comentou que algumas vezes tem a "impressão de que estamos condenados aos mesmos preconceitos que havia na época da teoria copérnica".

O cientista italiano foi condenado pela Inquisição em 1633 por ter aderido à teoria heliocentrista de Nicolau Copérnico, que defendia que o Sol era o centro do Universo, e não a Terra, como se imaginava na época.

- O caso Galileu ensina a ciência a não se presumir professora da Igreja em matéria de fé e sacra escritura, e contemporaneamente ensina a Igreja a se aproximar dos problemas científicos, sejam eles ligados aos mais modernos estudos sobre células estaminais e genética, por exemplo, com muita humildade - explicou o prefeito dos Arquivos Secretos.

Pagano observou também que Galileu, com seu "Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo: ptolomaico e copernicano" (obra em que explica a relação dos movimentos da Terra com os da maré), "pareceu ensinar aos teólogos como interpretar a Bíblia, e ao papa como ser papa".

No fim de 2008, a Santa Sé anunciou que arquivaria o projeto de erguer uma estátua em homenagem ao físico nos jardins do Vaticano, proposta da Pontifícia Academia de Ciências. Este ano é comemorado o Ano Internacional da Astronomia.