Gripe suína: internação, respiração por aparelhos e paradas cardíacas

Jornal do Brasil

BRASÍLIA - O corpo do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29 anos, morto no início da manhã de domingo devido à gripe suína influenza A (H1N1) em Passo Fundo (RS) foi liberado no início da tarde de domingo. De acordo com o Hospital São Vicente de Paulo, onde ele estava internado, o corpo foi encaminhado a Erechim (RS), cidade onde Vanderlei morava, onde será enterrado.

Segundo o vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo, Júlio Cesar Stobbe, a morte foi causada por uma complicação de pneumonia viral, cuja taxa de mortalidade é elevada, mesmo quando é provocada pelo vírus da gripe comum.

O estado dele era grave desde o começo. Na noite de segunda-feira (22), em que ele foi internado, ele tinha muita dificuldade para respirar e precisou da ajuda de aparelhos para auxiliar na respiração afirmou o médico.

Segundo o médico, na última quarta-feira (24), o rapaz sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser reanimado. Porém, neste domingo voltou a sofrer uma parada cardíaca, por volta das 7h50, e não resistiu. A morte ocorreu por volta das 10h30.

Casos de complicações na pneumonia viral não são comuns, mas podem ocorrer em qualquer tipo de gripe disse o médico, que descartou a necessidade de pânico diante da notícia, já que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde.

Velório

A mulher de Vial também foi diagnosticada com gripe suína e internada, porém, como não apresentava mais os sintomas da doença, foi liberada para acompanhar o velório do marido, informou o hospital. Outros cinco familiares de Vanderlei foram diagnosticados com o vírus, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.

A esposa de Vanderlei será monitorada pela Secretaria de Saúde de Erechim. A expectativa era de que o corpo de Vanderlei fosse velado ainda domingo em Erechim, mas detalhes adicionais sobre o horário e o local do enterro não foram informados. (Com agências)