IBGE lança serviço de GPS pela internet sem fio

Portal Terra

RIO - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança às 15h da próxima quarta-feira um serviço com informações de coordenadas, como latitude, longitude e altitude para GPS, repassadas pela internet. O RBMC-IP vai coletar dados de 26 das 60 estações de GPS de operação contínua existentes no país e mandá-las para os receptores cadastrados.

O sistema, pertencente à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) e mantido pelo IBGE, poderá ser utilizado para controle de frotas de veículos, locomoção e até navegação marítima.

Com o RBMC-IP será possível acompanhar o posicionamento de uma frota de caminhões de uma transportadora, com indicação do local e condição (se está parado no acostamento, por exemplo) do veículo rastreado. A utilização do serviço permitirá que o usuário - esteja ele em terra ou mar - tenha acesso a dados com precisão até 100 vezes mais exatas do que a atual emissão de dados do GPS comum.

O cadastro para o serviço pode ser feito no endereço https://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/rbmc/ntrip. Após o cadastramento, o receptor de GPS será habilitado e receberá as informações de localização, indicadas em precisão de centímetros e até decímetros. O setor agrícola também se beneficiará do sistema, com a indicação do controle do uso de adubo e pesticida aplicado nas plantações, também feita pelo GPS.

Os dados do RBMC serão disponibilizados por um protocolo virtual conhecido como Networked Transport of RTC M via Internet Protocol (NTRIP), criado pela Agência Alemã de Geodésia, que permite conexões simultâneas de computadores desktop, laptops e PDAs com wireless.