Comunidade 'Discografias' do Orkut é fechada

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma das comunidades mais populares no Orkut, a 'Discografias' anunciou seu fim na noite do último domingo. A comunidade tinha quase um milhão de usuários, que usavam o espaço para o compartilhamento de músicas. Em um comunicado oficial, os moderadores dizem que decidiram encerrar as atividades por causa de ameaças que estariam sofrendo pela Associação Antipirataria Cinema e Música (APMC) e outros orgãos de defesa dos direitos autorais.

A 'Discografias' foi criada em novembro de 2005 e era relacionada a outras comunidades, como 'Trilhas Sonoras de Filmes', 'Trilhas Sonoras de Novelas', 'Coletâneas (V.A.)', 'Pedidos', 'Dicas/Dúvidas' e 'Índice Geral' - todas fechadas neste domingo.

O comunicado oficial diz que o único objetivo da comunidade era 'contribuir de alguma forma para a cultura e entretenimento', sem visar nenhum lucro.

- Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros - afirmam.

Em 2008, o Google - dono do Orkut - já havia gerado protestos na rede social ao excluir alguns tópicos da comunidade, a pedido da APCM.

Até o fechamento desta notícia, a comunidade 'Discografias' tinha 920.888 membros. Além destes, outros usuários visitavam o fórum com links para o download de álbuns, já que os posts podiam ser visualizados também por não-membros.