Portal Terra
SÃO PAULO - O ser humano poderia diminuir o tempo de corrida e percorrer 100 metros em menos de 9,5 segundos, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Experimental Biology, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, cães e cavalos já alcançaram sua velocidade máxima, enquando o homem ainda aumenta, gradativamente, seu limite de velocidade. As informações são do Telegraph.
Caso a teoria se confirme, em algum tempo, um corredor será capaz de bater em mais de um quinto de segundo o recorde do campeão Olímpico, o jamaicano Usain Bolt, que percorre a distância em 9,69 segundos.
O corredor de maratonas, Mark Denny, professor da Universidade de Stanford, começou seus estudos com a intenção de descobrir se existem limites de velocidade para o ser humano e, se sim, o quão perto os atletas estariam deles.
Analisando, ao longo dos anos, as velocidades de desportistas em corridas masculinas, Denny concluiu que o homem não atingiu sua velocidade máxima a nenhuma distância.
O professor previu que, nas competições masculinas, o tempo poderá ser baixado para até 9,48 segundos, enquanto que as mulheres competidoras poderiam chegar a percorrer 100 metros em 10,19 segundos.
O pesquisador avaliou também recordes de corridas de cães e cavalos e constatou que ambas espécies já alcaçaram seus limites máximos de velocidade.