JB Online
JAPÃO - Para entender como funciona a nova perna robótica da Honda, ainda em fase experimental, imagine um banco de bicicleta conectado a um par de sapatos por uma estrutura mecânica que assemelha pernas. O dispositivo, desvelado na sexta-feira, foi desenvolvido para sustentar e redistribuir o peso do corpo humano, reduzir o estresse nos joelhos e facilitar a vida de quem precisa permanecer de pé ou em posições agachadas por longas horas.
Segundo a Honda, as pernas robóticas têm a finalidade de ajudar operários de fábricas, como os próprios funcionários da empresa, que usariam o dispositivo quando precisassem vistoriar a parte debaixo dos veículos, aliviando o esforço nas pernas.
O engenheiro, Jun Ashihara, afirmou aind que a máquina será útil para pessoas que enfrentam longas filas ou que trabalham fazendo entregas.
"Deve ser tão fácil de usar quanto uma bicicleta", disse Ashihara, em entrevista à BBC. "Reduz o estresse e você se sente menos cansado".
Para fazê-lo funcionar, basta calçar os sapatos, sentar no banco e apertar o botão de ligar. Depois, é só se movimentar.
De acordo com um porta-voz da Honda, o sistema vem com um computador, motor, marchas, baterias e sensores embutidos para reagir aos movimentos de cada indivíduo.
Preços e outras possíveis utilidades comerciais para a perna robótica ainda não foram divulgados pela empresa, que começará testes utilizando um protótipo com os operários de suas fábricas ainda este mês.