ASSINE
search button

Excesso de flúor em crianças é perigoso

Compartilhar

JB Online

RIO DE JANEIRO -

Quanto menor a criança, maior o perigo de ingestão do creme dental durante a escovação. Assim, uma excessiva ingestão de cremes dentais fluoretados, associada ao consumo natural de flúor encontrado na água e também em diversos alimentos -pode resultar em fluorose, doença que ocasiona perda de minerais, fragilizando o esmalte e favorecendo o aparecimento de manchas e o enfraquecimento dos dentes.

Segundo o dentista Ricardo Galgoul, pesquisadores relataram que o uso de dentrifício adicionado de flúor antes dos dois anos de idade, graças à ingestão inadvertida de importantes quantidades do produto durante a escovação, seria o principal fator relacionado a mais de 70% dos casos de fluorose.

- Estimulamos os pais a supervisionarem a escovação dos filhos, colocando pequena quantidade de creme na escova, uma quantidade correspondente a uma ervilha. Além disso, é importante que eles optem por produtos sem flúor ou com menor concentração - recomenda o doutor.

Existem cremes dentais especiais para crianças de zero a quatro anos, com fórmulas sem flúor. A linha infatil Malvatrikids, do laboratório Daudt, oferece uma pasta de dente que previne as cáries e tem 10% de concentração de xilitol - ideal para ação anti-cárie sem riscos de fluorose.

- Há pesquisas que demonstram que indivíduos que fazem uso regular de xilitol apresentam uma sensível redução no número de bactérias do tipo Streptococcus Mutans, que é considerada a principal bactéria causadora da cárie - complementa Galgoul.

O dentista ainda ressaltou que há maior redução no número de lesões cariosas em pacientes que utilizaram dentrifícios fluoretados com xilitol do que os em pacientes que utilizaram dentrifícios fluoretados sem a adição deste componente.

O xilitol é um adoçante que pode ser encontrado naturalmente em algumas frutas e vegetais, podendo ainda ser obtido industrialmente a partir de cascas de árvores.

Esta substância pode ser utilizada como substituta da sacarose, uma vez que possui o mesmo poder adoçante, porém sem o mesmo potencial cariogênico.