JB Online
RIO - As rugas não precisam mais ser sinônimo de preocupação, quando se trata de beleza: a boa notícia é que retardar as marcas de expressão já é possível, com o desenvolvimento de um novo tratamento que previne as temidas linhas: a mesotoxina (conhecida também como Baby Botox).
Por isso, também é indicada para quem ainda está com o rosto lisinho.
A mesotoxina utiliza a toxina botulínica (botox) em concentração diferenciada para a prevenção das rugas. Segundo o coordenador do Biotraining - Centro de Pós-graduação em Medicina Estética do Rio de Janeiro que oferece tratamentos a preços populares, Fernando de Carvalho, a terapia tem o efeito de relaxar os músculos da face, retardando o aparecimento das rugas.
- A mesotoxina utiliza as técnicas da intradermoterapia (aplicação do medicamento derme) com a toxina botulínica diluída, numa concentração menor do que a aplicada normalmente - explica o médico.
O ator Israel Linhares, de 31 anos, é um dos adeptos da mesotoxina.
- No meu trabalho, a expressão facial é muito importante e explorada, o que acaba favorecendo o aparecimento das rugas. Como sou muito ligado à aparência, pois trabalho com a minha imagem, o tratamento é muito oportuno - conta satisfeito.
Israel assegura: "A pele fica renovada e mais viçosa após o procedimento."
De acordo com Fernando de Carvalho, o objetivo da mesotoxina é amenizar o processo de envelhecimento, sem paralisar a face.
- A diferença do tratamento com botox e a mesotoxina é que o primeiro é mais indicado para quem tem rugas acentuadas. O botox, pela técnica usual, paralisa a musculatura corrigindo as rugas existentes, deixando a pessoa sem os movimentos normais da mímica facial. Já a mesotoxina, por usar uma concentração mais diluída da toxina botulínica, não causa esse efeito 'paralisador', dando naturalidade à região onde é aplicada - disse.
O especialista completa que a testa, a região dos olhos e o contorno da boca são as regiões mais indicadas para a aplicação da técnica.
- Melhor do que acabar com as marcas de expressão é evitar que elas apareçam e prejudiquem a auto-estima - aconselha o médico. O tratamento é recomendado para pessoas a partir de 30 anos de idade.