ASSINE
search button

Estudantes brasileiros conquistam medalhas na 49ª O.I. de Matemática

Compartilhar

JB Online

ESPANHA - O Brasil teve um ótimo desempenho na 49ª Olimpíada Internacional de Matemática, que se realiza até esta terça-feira, na Espanha. Os estudantes Renan Henrique Finder, de São Paulo (SP), Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador (BA); Rafael Tupinambá Dutra, de Belo Horizonte (MG), Régis Prado Barbosa e Davi Lopes Alves de Medeiros, ambos de Fortaleza (CE), conquistaram medalhas de prata. Marcelo Matheus Gauy, de São José do Rio Preto (SP) obteve medalha de bronze.

Com um total de 152 pontos, Brasil ficou na 16ª posição no ranking mundial entre 103 países participantes. Os seis estudantes, todos vencedores de medalhas, tiveram a orientação dos professores Luciano Guimarães Monteiro de Castro do Rio de Janeiro (RJ) e Carlos Yuzo Shine de São Paulo (SP).

Prova

Um comitê internacional elegeu os problemas que seriam resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias e abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas em 4 horas e meia. As resolução das questões requererem criatividade, engenho e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel para melhorar o ensino e promover a descoberta de talentos para a pesquisa em matemática.

A Olimpíada é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCT), contando também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.

As informações são do Ministério da Ciência e da Tecnologia