INTERNET

Fundo Monetário Internacional confirma novo mandato da diretora Kristalina Georgieva

Búlgara de 70 anos lidera instituição desde 2019

Por JB INTERNACIONAL
[email protected]

Publicado em 13/04/2024 às 10:06

Alterado em 13/04/2024 às 10:37

Diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva AP Photo / Michael Sohn

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou Kristalina Georgieva para ocupar um segundo mandato de cinco anos no comando da instituição.

No último dia 4, quando acabou o prazo para a indicação de candidatos, Georgieva foi a única apontada pelos Estados-membros para ocupar a posição.

A renovação da diretora-geral mantém em vigor um acordo tácito entre a Europa e os Estados Unidos, em que o FMI é liderado por um europeu, e o Banco Mundial é liderado por um americano, atualmente Ajay Banga, naturalizado de origem indiana.

Georgieva, de 70 anos, de nacionalidade búlgara, lidera o FMI desde 2019. Nas últimas semanas, ela expressou disposição em continuar servindo, se necessário.

Durante seu mandato, o Fundo se destacou por ajudar os países em dificuldades financeiras durante a pandemia e o caos causado pela invasão russa da Ucrânia, especialmente na Europa.

Os esforços lhe renderam o renovado apoio dos principais aliados europeus, incluindo os ministros das finanças da União Europeia. (com Ansa)