Escavações revelam antigo 'fast-food' romano intacto em Pompeia

Uma equipe de arqueólogos anunciou uma importante descoberta durante escavações em Pompeia, cidade da Roma Antiga que ficou totalmente enterrada nas cinzas após uma erupção do vulcão Vesúvio

Foto: Reuters / Luigi Spina
Credit...Foto: Reuters / Luigi Spina

Trata-se de um termopólio, um antigo restaurante de rua com comida e bebidas quentes para aqueles que não possuíam cozinha em casa.

No local, os arqueólogos encontraram potes de argila com restos de comida, um recipiente para óleo, bem como uma taça de bronze e nove ânforas, que eram recipientes populares para guardar alimentos na época romana. Também foi encontrado o esqueleto de um cachorro e restos mortais de dois homens, vítimas da violenta erupção.

De acordo com o diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, citado pelo jornal La Repubblica, é a primeira vez que um restaurante de rua com comida quente é encontrado intacto.

Parte do "fast-food" romano tinha sido desenterrado em 2019, durante os trabalhos para reforçar as ruínas de Pompeia, devido ao risco de desabamento no local.

As pinturas de animais que decoram a frente do balcão representam, pelo menos em parte, os alimentos e bebidas efetivamente vendidos no restaurante, segundo a antropóloga Valeria Amoretti.

Além disso, as escavações mostraram que, do lado externo do restaurante, havia uma pequena praça com uma fonte, com outro termopólio nas proximidades.

Massimo Osanna, afirmou que a descoberta permitirá a realização de novos estudos sobre a vida, os hábitos e a alimentação dos habitantes de Pompeia.

A cidade de Pompeia foi destruída por uma erupção vulcânica do Monte Vesúvio, em 79 d.C. (com agência Sputnik Brasil)