ASSINE
search button

Capacete grego-ilírio do século IV a.C. é encontrado na Croácia

O capacete do tipo ilírio foi utilizado pelos antigos gregos etruscos e citas, tornando-se popular com os ilírios. Capacetes deste tipo são extremamente raros, existindo apenas aproximadamente 10 deles no mundo, segundo o portal Greek City Times

... -
...
Compartilhar

Uma equipe de arqueólogos escavou sepulturas datadas do século IV a.C., tendo encontrado diversas joias, além de um capacete especial grego-ilírio.

O capacete do tipo ilírio foi utilizado pelos antigos gregos etruscos e citas, tornando-se popular com os ilírios. Capacetes deste tipo são extremamente raros, existindo apenas aproximadamente 10 deles no mundo, segundo o portal Greek City Times.

De acordo com o dr. Hrvoje Potrebica, do Departamento de Arqueologia da Faculdade de Filosofia de Zagreb, os guerreiros gregos utilizaram o capacete desde o século VII a.C. até o século III a.C.

Além do capacete, os pesquisadores também descobriram na sepultura um tesouro de armas de ferro incluindo lanças e facas, onde ao menos outras duas pessoas haviam sido enterradas, incluindo uma mulher que usava uma pulseira de bronze.

[Capacete grego-ilírio encontrado no sul da Dalmácia, Croácia]

Entre os outros artefatos descobertos estavam "15 fivelas de bronze e prata, 12 agulhas, vários ornamentos em espiral de bronze e várias centenas de contas de vidro e âmbar pertencentes a colares".

O trabalho arqueológico no local escondia um grande tesouro histórico do século IV a.C.. Os trabalhos no local devem continuar.

A Ilíria é uma região histórica que corresponde, aproximadamente, à antiga Iugoslávia.

Os ilírios surgiram na parte ocidental da península Balcânica por volta de 1000 a.C., no período que coincide com o fim da Idade do Bronze e o começo da Idade do Ferro. Posteriormente, esta região foi uma província romana. Os ilírios não eram um povo único mas um grupo de várias tribos diferentes.(com agência Sputnik Brasil)