Audiência de transmissões de Carnaval cai em 2013

O Carnaval parece estar perdendo a preferência dos foliões caseiros, que acompanham as escolas de samba e trios elétricos pela televisão. Segundo dados do Ibope, a transmissão do desfile das agremiações em São Paulo, na sexta-feira (8), sofreu queda de 27% na audiência em relação ao ano anterior. A TV Globo registrou média de 8,3 pontos, ante 11,1 pontos no primeiro dia de folia em 2012 - cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo. As informações são da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo.

No sábado (18), a queda foi menor: 10,3 pontos ante 11 pontos do desfile paulista no ano anterior. A emissora também perdeu espectadores nos desfiles do Rio de Janeiro. O primeiro dia de transmissão das escolas de samba cariocas, no domingo (17), marcou 7,6 pontos de audiência, ante 8,3 pontos do desfile do ano passado. Na segunda-feira (18), o Carnaval da TV Globo alcançou 9,3 pontos, média um pouco menor que a de 2012, que foi de 9,6 pontos.

A situação não foi diferente no SBT e na Band, que transmitiram a festa no Nordeste: a média de audiência das emissoras oscilou entre um e três pontos. A RedeTV!, que vinha registrando média na casa do 0,7 ponto, marcou um ponto com Bastidores do Carnaval.