ASSINE
search button

Carnaval 2012: 2 mil guardas/dia atuam em pontos de folia 

Compartilhar

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia às 16h desta sexta-feira, dia 17, o esquema especial do Carnaval 2012. Neste ano, além do efetivo total diário de guardas atuando em toda a cidade, 2 mil GMs serão empregados diariamente diretamente em pontos de folia, com um média de 404 guardas no entorno do Sambódromo e 760 apoiando os principais blocos carnavalescos. A operação da GM-Rio para o Carnaval 2012 vai até a manhã de Quarta-feira de Cinzas, dia 22. 

Sambódromo - A operação começa às 16h de sexta-feira, dia 17, com o desfile das escolas mirins, e vai até quarta-feira de cinzas, retornando no sábado das Campeãs, dia 25. Diariamente, 172 guardas de trânsito vão fiscalizar o tráfego, monitorando interdições e cuidando dos bloqueios elaborados pela CET-Rio no entorno do Sambódromo. Além destes, cerca de 232 GMs ão empregados em ações de controle urbano (inibição do comércio irregular). Para o patrulhamento no desfile das Escolas Mirins (sexta-feira, dia 12), o efetivo será de 307 guardas.

Bases Operacionais - Para agilizar o atendimento, a GM-Rio manterá uma base operacional no Setor 13 do Sambódromo, onde ficará o Comando Móvel da GM-Rio.

Plataforma de observação – Para garantir ainda mais a segurança dos foliões, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro manterá uma torre de vigilância na frente do Terreirão do Samba. Feita de aço, a plataforma pode subir a uma altura de nove metros. O equipamento conta com uma câmera de vigilância digital com visão 360º e capacidade noturna, que alcança até dois quilômetros de distância. No seu interior há ar-condicionado, GPS, e vidros fumê (de fora não se vê o lado de dentro da cabine). Com capacidade para abrigar até três guardas municipais, a torre possui também um potente sistema de alto-falantes, além de canhões de luz com capacidade de 7 milhões de velas (o equivalente a três vezes a potência média dos canhões de luz utilizados em eventos em geral), que são capazes de desnortear qualquer indivíduo atingido por seus feixes luminosos.

Tendas de Gerenciamento – Ao todo serão três Tendas de Gerenciamento, localizadas no entorno do Sambódromo, de onde serão controlados os 180 guardas que atuarão diretamente nas 23 barreiras de ações de controle urbano.

Atendimento a turistas - Para o atendimento a turistas, seis guardas bilíngües do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), com noções de inglês e espanhol, estarão de plantão no Sambódromo. Todos os guardas usando braçadeira com bandeiras de identificação dos idiomas que cada um deles fala. 

Intendente Magalhães – Neste tradicional ponto de folia – que conta com os desfiles das escolas de samba dos grupos C, D e E, a GM-Rio atuará com 60 guardas por dia, sendo 25 deles no patrulhamento e os outros 35 cuidando do trânsito. 

Patrulhamento de rotina - Além dos pontos de carnaval, a GM-Rio manterá guardas municipais cuidando das atividades de rotina nos mais diversos bairros da cidade, atuando no patrulhamento de praias, praças, trânsito e pontos turísticos, como Corcovado, aeroportos, Píer Mauá e Floresta da Tijuca.