No 1º dia em Macau, nadadores "soltam" o corpo

Portal Terra

PEQUIM - Após uma maratona aérea, uma espécie de relaxamento aquático para soltar o corpo. Foram horas de vôos e conexões em Toronto e Hong Kong para que a seleção brasileira olímpica de natação finalmente chegasse a Macau, em território chinês.

Para combater o fuso horário e evitar que algum atleta caísse no sono indevidamente, os técnicos decidiram levar todo mundo para a piscina. Os atletas chegaram ao hotel Grandview, na ilha de Taipa, em Macau, por volta das 17h local (6h de Brasília). Todos foram para seus respectivos quartos e, menos de duas horas depois, já estavam prontos para o treino.

- Os primeiros dias são os mais importantes para acertar o fuso, tem que agüentar o sono até cair. Estou acordado faz tempo, porque ficar na poltrona de classe econômica para a gente não é fácil. Eu queria dormir, mas acho melhor dar uma caída na água, comentou o nadador César Cielo, que disputará as provas dos 50m livre e 100m livre em Pequim.

Após uma caminhada de dez minutos, a seleção chegou à piscina coberta do Macau Olympic Aquatic Center. Primeiro foi preciso esperar a liberação dos funcionários locais, eles só puderam treinar com as devidas credenciais recebidas.

A espera de dez minutos foi encarada com bom humor e muita conversa. Com toda a burocracia resolvida, hora de alongar e, então, entrar na água. O treinamento de uma hora na piscina foi chamado pelos treinadores de leve, para soltar a musculatura.

A outra principal razão era manter todo mundo acordado. A sessão acabou às 20h30 local, os atletas então voltaram ao hotel para jantar e, finalmente, dormir em um horário apropriado.

Com uma temperatura rondando a casa dos 30ºC e umidade alta, Macau tem um clima parecido com o de Pequim. A ex-colônia portuguesa recebe a equipe de natação até o dia 4 de agosto.

Antes disso, no primeiro dia do mês, chega a equipe de atletismo do Brasil para treinar em um estádio que também fica próximo do hotel. No total, mais de 100 integrantes da delegação olímpica do Brasil passarão por aqui.