ASSINE
search button

Apresentador do Jornal Nacional denuncia radialista por crime de homofobia ao Ministério Público

Compartilhar

Matheus Ribeiro, apresentador da afiliada da Globo em Goiás TV Anhanguera, protocolou no fim da tarde desta quinta-feira (6) uma denúncia contra o radialista Luiz Gama no Ministério Público Federal.

Em novembro, Gama usou o Twitter para fazer comentários homofóbicos contra Ribeiro, após ele ter sido o primeiro homem assumidamente homossexual a apresentar o Jornal Nacional (Globo). 

"Putz! Onde o Brasil vai parar? Queimar a rosca agora é moda. Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f...", escreveu Gama, que em seguida foi afastado da rádio BandNews por seu comentário.

Em outra publicação, o radialista deixou indiretas para a TV Globo: "O Jair Bolsonaro está corretíssimo ao acabar com o registro na DRT e por acabar com a exigência de diploma para jornalistas. Afinal, tem uma fraquíssima em rede nacional só por causa da cor da pele e outro comunzão fazendo fama só porque avisou que queima a rosca".

Segundo o advogado de Matheus Ribeiro, Ricardo Sidi, a comunicação do crime foi dirigida ao Ministério Público Federal de Goiás tendo em vista a competência da Justiça Federal daquele estado para julgar o crime.

"O objeto da notícia de crime que levamos hoje ao MPF não foram as ofensas pessoais contra Matheus [...] mas sim a prática e a incitação à discriminação, ao preconceito e à violência contra todos os homossexuais", diz Sidi. "Por isso a ocorrência de crime de homofobia, equiparado ao racismo pelo Supremo Tribunal Federal".

A defesa de Matheus pede ao MPF que Gama seja denunciado à Justiça Federal para responder a uma ação penal, na qual poderá ser condenado a uma pena de até cinco anos.

Sidi, que também representou a cantora Daniela Mercury em caso criminal contra o deputado federal Pastor Sargento Isidório por ofensas homofóbicas, afirma que é dever de toda a sociedade se insurgir contra o discurso de ódio. (FolhaPressSNG)