Publicidade

Documentário Gilberto Gil - Antologia Vol. 1 tem estreia especial no Natal do Curta!

A estreia do documentário ”Gilberto Gil — Antologia Vol. 1”, uma das mais aguardadas do ano, será o presente de Natal ...

Reprodução
Credit...Reprodução

A estreia do documentário ”Gilberto Gil — Antologia Vol. 1”, uma das mais aguardadas do ano, será o presente de Natal que o canal Curta! dará a seus espectadores. O filme, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, promove o encontro entre a obra musical e o próprio artista, já maduro e com o olhar moldado pela passagem do tempo. O fato de ser um “volume 1” sugere que se trata do início de uma trajetória e, de fato, ali está o começo da carreira de Gil, em canções compostas pelo músico baiano de 1968 a 1987, como “Domingo no Parque”, “Esotérico”, “Expresso 2222” e “Aquele Abraço”.

Macaque in the trees
Gilberto Gil (Foto: Reprodução)

As imagens apresentadas a ele — e ao espectador — vêm de um vasto material de arquivo, obtido pelo pesquisador Antônio Venâncio. Diante delas, Gil recorda os contextos em que suas músicas foram criadas, inclusive o panorama turbulento da política brasileira da época, e revela também sua visão de mundo e sua potência criativa em expansão durante sua juventude. Com produção da Espiral Filmes, o documentário foi viabilizado pelo Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 23/12, às 22h40.