ASSINE
search button

Orquestra Sinfônica Aprendiz se apresenta nesta quarta no Campo de Santana

Apresentação com entrada franca reúne 35 jovens músicos durante o Salão Carioca do Livro - LER

Alline Ourique -
Orquestra Sinfônica Aprendiz
Compartilhar

No feriado desta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, os amantes da boa música poderão curtir o fim de tarde ao som da Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), que se apresenta na 3ª edição do Salão Carioca do Livro – LER. No evento, que marca a revitalização do Campo de Santana no Centro do Rio, o grupo de jovens egressos de escolas municipais de Niterói apresentará um repertório que contempla desde as Danças Húngaras de Johannes Brahms até o baião de Luiz Gonzaga.

Macaque in the trees
Orquestra Sinfônica Aprendiz (Foto: Alline Ourique)

Criada em 2007, a OSA é a principal formação orquestral do ‘Programa Aprendiz – Música na Escola’, um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país.

Composta por cerca de 35 jovens instrumentistas com idades entre 13 e 23 anos, sob a regência do maestro Evandro Rodrigues, a OSA é uma oportunidade para que ex-alunos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais, aprofundando seu aprendizado. Assim, os integrantes aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, e podem vivenciar a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.

Em 2019, a Orquestra chega à marca de 150 apresentações públicas desde o início do programa, que é mantido pela Prefeitura de Niterói, e funciona como plataforma de inserção do jovem nas universidades e no mercado profissional da música. Hoje, há vários ex-alunos do Programa Aprendiz que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e/ou seguiram formação no magistério.

REPERTÓRIO: Por una Cabeza, Piazzola 3' / Tema de amor, Cinema Paradiso, Ennio Morricone 5' / Temas do Luiz Gonzaga, 12' / Gabriel's Oboé, Morricone 4' / Danças húngaras n5, Brahms 4'

SERVIÇO: Orquestra Sinfônica Aprendiz no LER / Campo de Santana - Centro, Rio / Data: 20 de novembro de 2019 / Horário: 18h / Duração: 40min / Grátis / Livre

Sobre o Programa Aprendiz – Música na Escola

É um programa sociocultural sólido e estruturado que desde 2001 tem como missão a promoção da educação musical e da cidadania de milhares de crianças e jovens de Niterói – RJ. O intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão.

A partir de um conjunto diversificado de atividades como aulas de iniciação musical, canto coral, prática de instrumentos, formação orquestral e espetáculos artísticos, o Aprendiz amplia e enriquece as percepções e possibilidades de expressão e atuação dos alunos, contribuindo ao reconhecimento de seus papéis históricos, políticos e sociais na transformação da realidade que os cerca.

O Aprendiz é mantido pela Prefeitura de Niterói sob supervisão direta da Fundação de Artes de Niterói | Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Municipal de Edução (FME).

Inicialmente, as práticas acontecem dentro das Escolas Municipais de Niterói, facilitando o envolvimento dos alunos e fortalecendo seu relacionamento com a própria instituição. Em outras palavras, o Programa Aprendiz é um valioso instrumento de transformação do centro de educação em um espaço mais atrativo, contribuindo ainda com a melhoria do desempenho escolar e na permanência do jovem na escola, principalmente em territórios mais vulneráveis.

As aulas são gratuitas e os instrumentos musicais são temporariamente emprestados para os participantes. Em um segundo momento, os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas podem participar das formações orquestrais e da prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede do Programa localizada no Centro de Niterói. Lá, os estudantes seguem tendo aulas de música e passam a aprender teoria e percepção musical (I, II e III), além de participarem dos ensaios e vivenciarem um calendário constante de apresentações e concertos didáticos.

Ao longo de sua trajetória o Aprendiz proporcionou muitas histórias pessoais de sucesso, com alunos tendo suas vidas e de suas famílias transformadas pela música. Assim, seguramente podemos afirmar que o Programa Aprendiz é uma realidade, e que se trata de um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país.