ASSINE
search button

Helen Pomposelli é destaque na exposição coletiva 'Meu Brasil' em Paris

Divulgação -
A performance 'Recharge' foi inspirada nas práticas xamânicas
Compartilhar

Neste sábado (19), a Galeria de Arte Cloitre des Billettes, em Paris, apresenta a performance da artista Helen Pomposelli. Intitulada 'Recharge', a apresentação acontece em diálogo com a exposição coletiva 'Meu Brasil', coletiva exibida até 29 de outubro no espaço, realizada com curadoria de Ricardo Esteves e Anna Priscila Marques. Participam da mostra os artistas fotógrafos Alex Halo, Alexandre Dutra, FeSendra, Marco Escada, Marina De Almeida Prado, Marlene Reinaldo, Ricardo Esteves e Rose Aguiar e das artistas Christine Graf Guimarães e Helen Pomposelli.

Macaque in the trees
A performance 'Recharge' foi inspirada nas práticas xamânicas (Foto: Divulgação)

A performance 'Recharge' foi inspirada nas práticas xamânicas as quais a artista vivenciou e também auxilia em seus trabalhos terapêuticos usando os cristais para a meditação e frequência com a natureza. Portais de acesso ao mundo da energia. Helen também apresentará um vídeo inédito com imagens suas sendo imersa por cristais no meio da Mata Atlântica e vai projetá-lo durante a exposição e sua performance.

A proposta é despertar a percepção e a conexão com a energia dos cristais. A artista mantém os participantes ao redor de uma mandala das pedras conduzindo às sensações para ampliar a conexão com a energia do ambiente e do espaço ao cristal chegando ao corpo. A artista pretende ampliar a percepção e o compartilhamento cósmico da energia dos cristais brasileiros que emitem frequências que podem harmonizar, sintonizar, concentrar energias e intenções, e por fim, reproduzir o que há de mais puro e perfeito em todo o cosmos e a natureza. Para conjugar linguagens aparentemente opostas – a tecnologia do vídeo e a natureza – a artista exibe imagens de cristais sendo colocados em seu corpo e, a partir disto, recolocando em seu habitat natural e cria outras imagens, fazendo uma “ interseção” que sobrepõem tais imagens. Os cristais que serão usados por Helen são os mesmos que serão usados na perfomance, que representam um padrão vibratório, que somos todos de uma só natureza, a energia cósmica, a expansão da consciência e a ativação do corpo em luz e energia.

“Acredito na conexão da natureza com os conhecimentos espirituais e comportamentais para entendimento do Universo e para a construção de uma vida melhor. Estudo e trabalho energia, não apenas usando técnicas xamânicas e espirituais como o Alinhamento Energético - Fogo Sagrado, Tarot Terapêutico, Cristalterapia, Arteterapia e Meditação, mas sobretudo de forma intuitiva e artística”, afirma Helen Pomposelli.

Sobre a galeria: A galeria Cloitre des Billetes foi construída em 1758 a partir do projeto de Jacques Hardouin-Mansart de Sagonne (1711-1778). Ampla e charmosa, a sua arquitetura é de estilo gótico com arcadas e ornamentos florais e possui uma igreja luterana desde 2012. O que era antigamente um convento dos Carmelitas, hoje abriga exposições de artistas em sua galeria de arte. Sua igreja, além de estar bem preservada, também é palco para concertos. Um bom lugar para visitar ao menos as exposições de arte. Vale a pena uma visita. A entrada é gratuita.

A coletiva 'Meu Brasil' nasceu a partir do projeto idealizado pelo fotógrafo e curador carioca radicado na França, Ricardo Esteves. O projeto compreende o acompanhamento artístico seguido de uma exposição coletiva temática em Paris, com o intuito de envolver fotógrafos na trajetória contínua de desenvolvimento artístico e, através de um espaço expositivo na França, divulgar o resultado do acompanhamento artístico e promover a democratização da fotografia artística brasileira na Europa. Atualmente Ricardo Esteves está na terceira edição desse projeto em Paris, acompanhando fotógrafos e artistas brasileiros para exposição de outubro de 2019.

Serviço: Performance e videoarte Recharge / Helen Pomposelli / Realização na Abertura: 19/10/19 às 18h / Temporada: 19/10/19 à 29/10/19 / Galeria de arte Cloître des Billettes / 24,rue des Archives, 75004 Paris, França / Paris - França / Curadoria: Ricardo Esteves e Anna Priscila Marques.