ASSINE
search button

Luisa Arraes estreia como autora na peça 'Suelen Nara Ian' no Teatro dos Quatro neste sábado

Espetáculo tem direção de Débora Lamm e dá voz e representatividade para as crianças ao falar sobre novas formações familiares

Guto Costa/Divulgação -
Peça 'Suelen Nara Ian' marca a estreia de Luisa Arraes como autora
Compartilhar

A peça 'Suelen Nara Ian' marca a estreia da atriz Luisa Arraes como autora de teatro, e tem a direção de Débora Lamm. De forma leve e divertida, a peça fala sobre várias formas possíveis de família, sobre a ótica das crianças, entra em cartaz neste sábado (12) no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. Os atores "MuitoSuperBolaShow" Joana Castro, Luísa Vianna e Eduardo Rios interpretam respectivamente Suelen, Nara e Ian, filhos de pais separados, que recebem a notícia de que farão parte da mesma família. Os pais, interpretados por Zéu Britto e Rose Lima decidem morar juntos. Inconformados com a reconfiguração familiar, os três resolvem fugir juntos para a Terra do Nunca, uma terra sem pai nem mãe. No caminho eles vivem várias aventuras e acabam descobrindo que a família pode ser muito diversa. O projeto tem produção de Tatianna Trinxet, da Constelar, direção musical de Ricco Vianna, músicas de Matheus Torreão e patrocínio da UOL.

Macaque in the trees
Suelen, Nara e Ian são filhos de pais separados, que recebem a notícia de que farão parte da mesma família (Foto: Guto Costa/Divulgação)

Luisa Arraes conta que escreveu essa peça em um momento de transição. "Estava me mudando para uma casa onde já havia morado e tudo aquilo surtiu um efeito "madeleinesco" em mim (fazendo alusão ao livro "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust). Estava concluindo a faculdade de letras, filmando um roteiro que uns amigos meus tinham escrito e dividindo apartamento com uma amiga roteirista. Tudo aquilo foi me dando coragem. Eu sempre escrevi coisas menores, mas não tinha me dado essa loucura de começar a escrever uma peça. Fui começando devagar, pela primeira vez tinha um teto todo meu, como diz Virginia Woolf".

Para Débora Lamm, poder falar sobre esse assunto para as crianças, de uma forma que elas se sintam incluídas, é o objetivo dessa peça. "O grande diferencial dessa montagem é poder falar sobre a diversidade dentro das famílias, e mostrar de forma natural que qualquer formação familiar é válida se tiver amor. Essa peça é um trabalho de inclusão", define Débora. Esse espetáculo é resultado do encontro de amigos e da vontade de falar sobre a diversidade dentro das famílias. Débora Lamm e Luisa Arraes já tinham trabalhado juntas em "Pedro Malazarte e a Arara Gigante".

Macaque in the trees
Espetáculo 'Suelen Nara Ian' fala sobre várias formas possíveis de família, sobre a ótica das crianças (Foto: Guto Costa/Divulgação)

Luisa conta que enquanto escrevia o texto, já pensava na Débora para a direção. 'Suelen Nara Ian' fala sobre um assunto muito atual, que todos já entraram em contato de alguma forma. Toda criança conhece alguém que tem pais separados, mas isso ainda não é retratado nas histórias infantis. Cada personagem tem o seu modo de lidar com essa nova família que está se formando. As duas irmãs, Suelen e Nara, conhecem Ian, filho único da namorada do seu pai. A atriz Joana Castro, que interpreta Suelen, a define como uma menina questionadora, autêntica e corajosa, que desde pequena já desafia as estruturas e pensa na própria independência.

Nas palavras de Luisa Vianna, que interpreta Nara, sua personagem é uma menina que sabe de tudo, tenta ser racional e ponderada, mas na verdade ela tem inseguranças e medos como todos os outros. Ao longo da peça ela entende que nem tudo tem uma resposta imediata. Eduardo Rios define Ian como um menino introvertido e muito sensível, provavelmente por ser filho único, ainda tem alguma dificuldade de estar em grupo e se intimida muito fácil. Mesmo tímido consegue ser carinhoso e está sempre se preocupando com o bem-estar do outro. Zéu Britto e Rose Lima interpretam os pais e personagens que as crianças encontram nas suas aventuras, como um YouTuber com 101 seguidores, do Canal ATT- Ainda tomo Toddynho, e uma telefonista de telemarketing, do "maravilhoso complexo de prédios resorts superexclusive master class beautiful wonderful dreaming experience"!

Macaque in the trees
Peça 'Suelen Nara Ian' marca a estreia de Luisa Arraes como autora (Foto: Guto Costa/Divulgação)

Para cada personagem Luisa Arraes trouxe uma inspiração. Suelen, por exemplo, é o nome de uma amiga de infância. "Mais novas a gente era mais grudada. Nos conhecemos na rua. Éramos crianças fora de época, brincávamos na rua o dia todo. Cada vez mais juntando crianças que passavam. Mas as personalidades também lembram minha amizade com Isabel Falcão (com quem, trabalhou na peça "Queda Livre"), minha irmã praticamente. Ian é um menino mais de agora, com esse vício todo em videogame, YouTube. Essa criança que não sai de casa. Vivi uma infância com muitos primos em Recife, também queria falar dessa vida independente que as crianças que vivem em bando têm", explica.

A direção musical da peça é assinada por Ricco Viana e as composições por Matheus Torreão. As músicas falam sobre questões infantis. Trechos como "Fim de Semana sim, Fim de Semana não", exemplificam a rotina de filhos de pais separados. "Quem é que vai dar o troco para a fada do dente, quem vai fazer a para do Bicho Papão" fala sobre a ausência dos pais na hora de dormir. Os atores vão tocar instrumentos como Ukulelê e Escaleta.

O texto da peça será lançado em livro com ilustrações de Omar Salomão. O lançamento será no dia 06 de novembro, pela editora Cobogó, na Livraria Argumento do Leblon (Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon, RJ), às 19h. Preço: R$ 34.

Ficha técnica: Elenco: Joana Castro, Luisa Vianna, Eduardo Rios, Zéu Britto e Rose Lima / Direção: Débora Lamm / Texto: Luisa Arraes.

Serviço: 'Suelen Nara Ian' / Teatro dos Quatro - Shopping da Gávea / R. Marquês de São Vicente, 54 - Gávea, RJ / Sábados e Domingo às 17h / Preço: 60 (inteira) /De 12/10/2019 a 26/01/2020/ Duração: 60 min.

Guto Costa/Divulgação - Espetáculo 'Suelen Nara Ian' fala sobre várias formas possíveis de família, sobre a ótica das crianças
Guto Costa/Divulgação - Suelen, Nara e Ian são filhos de pais separados, que recebem a notícia de que farão parte da mesma família