
Desde de 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança no Brasil é festejado no dia 12, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração ao mês inteiro com programação pública dedicada a crianças de todas as idades, que inclui jongo com o coletivo Quilombo Etu, oficinas ao ar livre, visitas à exposição Campo e banho na piscina do palacete.

Nesta edição, a coordenação do projeto organizou uma programação que parte do desejo de reflexão sobre a escola. Por que as escolas existem? Pode a escola ser uma floresta? Pode a floresta ser uma escola? É possível saber onde começa e onde termina o aprendizado? Como nos formamos na relação com a arte? O que uma escola de arte tem a aprender com as crianças? Quais as pistas para desenvolvermos uma justa reciprocidade envolvendo aluno, escola e professores, todos aprendizes? Essas são algumas das perguntas com as quais caminharemos juntos, a olhar para dentro e para fora da nossa escola durante as Jornadas de Outubro.
“Desejamos nos aproximar dos saberes proporcionados pela floresta e pela arte. Queremos substituir certezas totalitárias por perguntas. Questionar coletivamente a separação entre natureza e cultura, sensibilizar o olhar e a escuta, sensibilizar a desaceleração que aponta para uma possibilidade outra de educação. Apostar menos na norma e mais no convívio, na experimentação e na troca entre os corpos. Vivenciar a experiência com o mundo, consigo e com o outro como possibilidades de criação”, reflete Gleyce Kelly Heitor, coordenadora de ensino da EAV.

Para compor a programação deste ano, que se estende até o sábado, dia 26 de outubro, a instituição convida crianças, famílias, artistas e professores à proporem vivências, ampliando as reflexões sobre a temática “escola”. A programação inclui dançar jongo com o Quilombo Etu, conhecer ou relembrar músicas do repertório afro-brasileiro na festa Rebolinha acompanhados pela MC Leão, assistir filmes, experimentar a exposição “Campo”, a floresta e o palacete de muitas formas, com os professores do Parquinho Lage, com educadores e com as famílias.
As inscrições devem ser feitas por e-mail: parquinho.eavparquelage@gmail.com ou diretamente na secretaria da EAV Parque Lage. Organização: Gleyce Kelly Heitor, Gilson Andrade, Luana Vieira Gonçalves, Luana Moura e Ulisses Carrilho.
Confira a programação completa: http://eavparquelage.rj.gov.br/programacao-jornadas-de-outubro-2019/
Serviço: Jornadas de Outubro 2019 / Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage / Rua Jardim Botânico, 414, RJ / Até 26 de outubro / Programação: http://eavparquelage.rj.gov.br/programacao-jornadas-de-outubro-2019/ Gratuito e aberto ao público / Classificação livre / Inscrições gratuitas para todas as atividades abertas ao público. Caso o participante não esteja presente 30 minutos antes do início da aula, a reserva será liberada para lista de espera. Sujeito a lotação / Inscrições por e-mail: parquinho.eavparquelage@gmail.com ou efetuadas diretamente na secretaria da EAV – Parque Lage / Tel.: (21) 3257-1800.