ASSINE
search button

Grátis: Quarteto cAis se apresenta neste sábado no Sesc Madureira

Apresentação integra a série Concertos Sesc Partituras, que busca difundir o patrimônio brasileiro de música de concerto

Victor Hugo Cecatto / Divulgação -
O Quarteto cAis é a atração da série Concertos Sesc Partituras em Madureira
Compartilhar

O Quarteto cAis - grupo nascido em 2015 e composto por Renata Neves (violino), Karin Verthein (violino) e Tina Werneck (viola) e Maria Clara Valle (violoncelo) – é a atração da série Concertos Sesc Partituras na unidade de Madureira, Zona Norte do Rio, neste sábado (14). No concerto, que começa às 16h e tem entrada franca, o quarteto apresenta o álbum Entre Rios, que conta com composições autorais e também obras inéditas de Aline Gonçalves, Carol Panesi, Claudia Castelo Branco, Joana Queiroz e Mariana Zwarg - compositoras que fazem parte da trajetória musical do quarteto.

Macaque in the trees
O Quarteto cAis é a atração da série Concertos Sesc Partituras em Madureira (Foto: Victor Hugo Cecatto / Divulgação)

No palco, as musicistas desenvolvem uma linguagem original, com um repertório que abrange músicas populares brasileiras e de outros países, além de composições próprias. Samba, choro, jazz, baião e frevo são alguns dos ritmos tocados pelo grupo, com arranjos que abrem espaço para a criação e a improvisação.

Nesses quatro anos de vida, o quarteto já se apresentou em importantes eventos e palcos do cenário da música clássica carioca. Entre eles, a comemoração dos 80 anos da Rádio MEC “Música Clássica: Concertos para a Juventude e um palco aberto para o novo”; Areninha Hermeto Pascoal, no Rio de Janeiro, com participação de Fábio Pascoal e Mariana Zwarg; 18ª Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro, homenageando Arthur Verocai; espetáculo “De Piaf a Elis”, de música e dança flamenca na Maison de France e na Sala Baden Powell, na gravação dos discos da musicista espanhola Maria Toro e do músico Yuri Villar; Sonora RJ - Festival Internacional de Compositoras 2018; Projeto Som na Toca - 2019, entre outros.

A série Concertos Sesc Partituras é a vertente física do projeto virtual que consiste em uma biblioteca digital de partituras. Acessível gratuitamente em www.sesc.com.br/sescpartituras, o acervo contempla músicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico. Com os espetáculos, que são releituras de partituras disponíveis no portal, a ideia é difundir a ferramenta e o patrimônio brasileiro de música de concerto, além de incentivar o desenvolvimento de intérpretes locais e o trabalho de compositores contemporâneos.

Serviço: Concertos Sesc Partituras / Quarteto cAis / Sesc Madureira: R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira, RJ / Sábado dia 14/9/2019 – 16h / Entrada franca / Classificação: Livre / Informações: (21) 3350-8055.