ASSINE
search button

'Museum of Me - Um mergulho em sua alma digital' expõe a vida social de internautas no CCBB-RJ

Em um cubo imersivo, o visitante experimentará uma jornada por fragmentos de sua vida nas redes sociais

Renato Mangolin/Divulgação -
'Museum of me' leva o espectador a uma retrospectiva em sua vida digital
Compartilhar

Imagine uma sala escura que, de repente, se ilumina levando o visitante a uma verdadeira viagem por sua vida virtual. Essa é a proposta da instalação Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital, que chega ao Rio nesta quinta (05), no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), com entrada gratuita. Desenvolvida pela Cactus, a experiência é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais, projetadas em dezenas de displays de LCD.

Macaque in the trees
'Museum of me' leva o espectador a uma retrospectiva em sua vida digital (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

Os padrões e as imagens se combinam, pouco a pouco, resultando numa colagem caleidoscópica abstrata, com direito a hashtags e legendas correspondentes às fotografias compartilhadas, em diversos tamanhos e posições: grandes, pequenas, de cabeça para baixo e de lado. Quando as projeções estão chegando ao fim, as telas se apagam, ao som de uma respiração rápida e ansiosa. Nessa hora, o visitante fica com a sensação de ter vivido algo único, inusitado, como um sonho. Felipe Reif, sócio da Cactus, estúdio colaborativo criador da exposição, explica como a retrospectiva é feita: "Através de um algorítimo tentamos adivinhar como as fotos que você posta seriam mais relevantes para você, então contabilizamos likes e comentários que ajudam nessa 'seleção'".

E completa: “O Museum of Me usa inteligência artificial para interpretar a vida digital do visitante, provocando sensações por meio de um sofisticado sistema de som dinâmico, que permite variações sutis de acordo com o resultado das análises das fotos da pessoa”. Felipe fala também sobre as atitudes dos visitantes ao sair da instalação: "As reações são as mais diversas de acordo com o uso que cada pessoa faz das redes sociais, tem pessoas que usam a rede mais voltada pra sua vida profissional. Mas quando as pessoas usam no sentido pessoal, saem do cubo emotivas, lembram de parentes ou pets que já partiram", conta.

Macaque in the trees
Público faz retrospectiva da sua vida nas redes sociais (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

Muitas pessoas que passam por essas experiência, editam ou apagam as fotos. "Não é raro as pessoas saírem do cubo e editar ou apagar uma foto ou outra, traz uma nostalgia, que pode ser boa ou não. Estamos aprendendo a lidar com as redes sociais, é muito novo, fazemos uma pincelada numa linha de tempo. Até que ponto você cria um liberdade? Faz pouco tempo que temos o poder de um usuário se comunicar com milhares de pessoas", alerta Felipe.

Museum of Me foi desenvolvido pela Cactus, que já criou outras experiências artístico-tecnológicas imersivas exibidas em Nova York, Hong Kong e nos Jogos Olímpicos. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Administração Predial SA (APSA), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, além de apoio da Benetton Perfumes. A produção é assinada pela Dell’Arte Soluções Culturais.

Macaque in the trees
Visitante do 'Museum of me' tem uma verdadeira viagem por sua vida virtual (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

Para visitar o Museum of Me será preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema. O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, mas somente uma passará o cadastro na rede social. É possível fazer fotos e compartilhar a experiência durante a jornada que dura pouco mais de um minuto. A entrada é por ordem de chegada.

Museum of Me já foi apresentado em São Paulo entre os meses de abril e maio e fez um enorme sucesso. A instalação foi visitada por 7.549 pessoas. Acompanhadas ou sozinhas, muitas delas repetiram diversas vezes a experiência e ainda registraram o momento em que estiveram dentro da sala. “Esperamos a mesma receptividade no Rio que tivemos em São Paulo. Lá percebemos que o cubo iluminado, por si só, despertava a curiosidade das pessoas e depois que elas entravam na sala, saiam ainda mais entusiasmadas. A estética dela contribuiu para uma viralização online rapidíssima e em pouco tempo recebemos mensagens de todo o país”, avalia Reif. No Rio estará aberto para visitação de 05/09 a 29/09.

Agende sua experiência no Museum of Me: Para aproveitar a experiência proporcionada pelo Museum of Me (MoM) sem precisar enfrentar filas, você pode agendar o melhor horário de sua visita e ser acionado por celular ou e-mail quando chegar a sua vez. Ao chegar ao CCBB, consulte a equipe local do MoM sobre as vagas disponíveis e informe o seu número de telefone celular ou o seu e-mail. Com isso, você fica livre para outras atividades e a sua reserva estará garantida.

Serviço: Museum of Me / CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro) / Data: De 05/09 a 29/09 de 2019 / Horário: Quarta a segunda: 09h às 21h / Entrada gratuita.

 

 

Renato Mangolin/Divulgação - Público faz retrospectiva da sua vida nas redes sociais
Renato Mangolin/Divulgação - Visitante do 'Museum of me' tem uma verdadeira viagem por sua vida virtual
Tags:

ccbb