ASSINE
search button

Instituto Cultural J. Safra resgata história e acervo do Museu de Artes e Ofícios em novo livro da coleção "Museus Brasileiros"

Lançado anualmente desde 1982, série de obras do instituto cultural tem como objetivo preservar a memória da arte e da cultura no país

Compartilhar

O Instituto Cultural J. Safra lança nesta terça-feira (10) uma obra inteiramente dedicada à preservação da memória do Museu de Artes e Ofícios, que possui um dos mais importantes acervos culturais sobre a história do trabalho no país. Produzido em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, o Serviço Social da Indústria (SESI - FIEMG) e a Secretaria Especial da Cultura, o livro reproduz algumas das obras mais icônicas do acervo, que é composto por um volume superior a 2.500 peças datadas dos séculos 18 ao 20.

A ordem de exposição do acervo no livro segue a mesma lógica apresentada no museu. Os corredores e salas que ocupam o edifício dão lugar a diferentes capítulos nas 340 páginas do livro. Separados por grandes temas, eles transitam entre ofícios do transporte, do comércio, da mineração, da cerâmica, da terra, entre outros. Todos os capítulos oferecem um olhar detalhado sobre setores tradicionais da indústria, que deram origem a muitas das profissões atuais.

O livro também resgata imagens e histórias sobre o local que abriga o acervo. Os dois prédios que compõem o museu foram, no passado, estações de trem prestigiadas na capital mineira. Com o declínio do transporte ferroviário no país, no entanto, caíram em desuso. As estações foram revitalizadas e unificadas em um único prédio para receber o museu, que abriu as portas em 2005. O prédio tornou-se novamente referência na capital mineira, estimulando mais uma vez o desenvolvimento da região central da cidade.

A coleção de livros do Instituto Cultural J. Safra teve início em 1982 para preservar a história de importantes museus ao redor do Brasil. Desde então, todos os anos contaram com o lançamento de uma nova obra. Hoje, a série é referência e fonte permanente de consulta e pesquisa para todos os estudiosos e interessados em arte.

Na coleção, estão ícones do cenário cultural brasileiro, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a Pinacoteca, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu Nacional, entre muitos outros.

A edição de 2019 da coleção será lançada no próprio Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG). 

SERVIÇO: Evento de lançamento do livro “Museu de Artes e Ofícios” / Data: 10 de dezembro de 2019 / Horário: 19h / Local: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte, MG.