ASSINE
search button

Esgotados: lançamentos LGBTs do autor Vinícius Fernandes são sucesso na Bienal

Divulgação -
Obras LGBTs do autor Vinícius Fernandes se esgotaram na Bienal do Livro
Compartilhar

Não restou um exemplar das obras de Vinícius Fernandes na XIX Bienal Internacional do Livro do Rio. “Graham: O Continente Lemúria” e “Caminho Longo”, com temáticas LGBTs, foram esgotados das prateleiras no estande da editora PenDragon.

Macaque in the trees
Obras LGBTs do autor Vinícius Fernandes se esgotaram na Bienal do Livro (Foto: Divulgação)

Os lançamentos aconteceram nesse fim de semana na Bienal e as obras ganharam ainda mais destaque no evento depois da polêmica declaração do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ). Ele determinou o confisco do HQ "Vingadores - A Cruzada das Crianças", devido a um desenho, dentro da obra, que mostra um beijo de um casal homossexual. Em vídeo publicado nas redes sociais, Crivella disse que a Prefeitura determinou que o livro fosse recolhido por conter "imagens impróprias" para crianças e adolescentes.

Segundo autor Vinícius Fernandes, as editoras não cederam e colocaram ainda mais as obras com temática LGBT em evidência. “Eu acredito que a literatura está aí para isso mesmo: incomodar. A gente sempre fala ‘ninguém solta a mão de ninguém’ e mais do que nunca esse é o momento. Nós existimos e vamos continuar a escrever e ler histórias sobre diversidade, sem nenhuma censura”, declara Vinícius.