Jornal do Brasil

CadernoB - Ideias

Um livro digno dos roteiros de novela

Promessas de Uma Vida traz fortes emoções com costumes de décadas passadas e comprova: romance de época também combina com literatura

Jornal do Brasil , cadernob@jb.com.br

As novelas de época costumam fazer sucesso por carregar uma conexão emocional com o público. O gênero também ganha destaque na literatura. A escritora Aline Galeote convida os noveleiros para apreciar o estilo no meio literário. A sua mais recente obra "Promessas de Uma Vida", lançada no Brasil pela Hugin & Munin Editora, tem todos os ingredientes de um folhetim: costumes, tradições, títulos de nobreza, indumentárias.

Macaque in the trees
Livro "Promessas de uma vida", de Aline Galeote (Foto: Detalhe da capa/Reprodução)

E claro, uma arrebatadora história de amor indispensável para que o leitor seja sensibilizado e se deixe levar pela trama. Neste quesito, Aline não ficou atrás de nenhuma novela das 18h. A obra traz um mocinho de caráter e uma mocinha forte e decidida, com cenas de romance, sensualidade e um retrato autêntico e detalhista dos costumes da Inglaterra do começo do século 19.

“Lançou um olhar sonhador à entrada do Hyde Park onde a alta sociedade se preparava para iniciar o passeio diário em lustrosas carruagens. Era o horário para ver e ser visto. Veículos grandiosos e luxuosos disputavam a atenção com as damas trajadas na última moda enquanto os pomposos dândis se acotovelavam em seus cavalos. (pág. 124)

Damian Montrose e Victoria Ashfield vivem um verdadeiro amor impossível, mas depois de grandes reviravoltas, encerram com o tão esperado: “viveram felizes para sempre”, o desfecho mais que aguardado nos romances de época. A autora não poupa quando a proposta é emocionar: logo no começo da obra, Victoria foge para Londres depois de uma proposta de casamento desastrosa. Torna-se dama de companhia de uma respeitável senhora e viverá um affair com um conde libertino.

Já Damian unirá forças britânicas contra Napoleão em uma tentativa de frustrar os planos de seu pai após a morte prematura de seu irmão e herdeiro. Modificado pelos horrores da guerra, retorna a Londres para assumir o título ao qual tem direito. Ao conhecer Victoria, o mocinho é imediatamente atraído por seus irresistíveis encantos. A trama se desenrola com uma escrita detalhista com uma notória pesquisa histórica da autora.

Aline admite que seu fascínio pela história da humanidade. Seus costumes e tradições fizeram com que enxergasse neste tipo de literatura uma oportunidade para unir duas grandes paixões: a escrita e um mergulho ao passado através das pesquisas históricas. Promessas de Uma Vida é o primeiro título da série Consequências, um conjunto de cinco livros que a escritora pretende lançar nos próximos anos.

O livro será lançado na XIX Bienal Internacional do Rio - 2019, dia 31 de agosto, às 13h e 17h, no

estande da Editora The Books, no Pavilhão Verde - estande S70, e dia 1 de setembro, às 15h, no estande da Editora Bezz, no Pavilhão Azul - estande M65.

Ficha Técnica: Título: Promessas de Uma Vida / Editora: Hugin & Munin / Altura: 23x16 cm / Páginas: 310 / Preço: R$ 34,90

Link para compra e-book: aqui

Link para compra livro físico: aqui