CINEMA

Brasil vai competir do Festival de Tribeca com ‘Estranho Caminho’, do cearense Guto Parente

Foi divulgada a programação completa da 22ª edição do evento, que acontece de 7 a 18 de junho

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO

Publicado em 21/05/2023 às 11:42

Alterado em 21/05/2023 às 11:42

Lucas Limeira em 'Estranho Caminho', de Guto Parente Foto: Tribeca Film Festival

O prestigiado Festival de Tribeca foi criado pelo ator Robert De Niro e Jane Rosenthal em 2001, como uma forma de levantar o astral de Nova York após os ataques do World Trade Center.

O Brasil está na Competição Internacional de Dramas, com “Estranho Caminho”, do cearense Guto Parente.

O filme segue um jovem cineasta que retorna à sua cidade natal e tenta se reconectar com seu pai enquanto a pandemia acelera rapidamente em todo o Brasil. No entanto, o relacionamento deles se mostra mais complicado com fenômenos cada vez mais bizarros ocorrendo conforme eles se aproximam.

Em entrevista ao JORNAL DO BRASIL, Parente diz que recebe a notícia “como uma recompensa pelo tanto de trabalho e energia” que colocou no filme nos últimos três anos, além do fato ser uma “oportunidade muito especial de levar o cinema cearense cada vez mais longe e para um público cada vez mais amplo”.

O evento terá 109 longas-metragens de 127 cineastas de 36 países. Haverá 93 estreias mundiais, uma estreia internacional, oito estreias na América do Norte, uma estreia nos Estados Unidos e seis estreias em Nova York.

A programação inclui 53 documentários, incluindo a estreia mundial do primeiro documentário original da Marvel, “Stan Lee”, do ex-aluno de Tribeca, David Gelb, bem como estreias mundiais de vários vencedores e indicados ao Oscar,

Jane Rosenthal disse que Tribeca é um evento comemorativo que homenageia artistas e eleva os participantes.

“E este ano não é exceção com uma programação de 109 longas-metragens de 127 cineastas. Ao longo de 12 dias emocionantes, convidamos o público a explorar a magia de contar histórias como uma poderosa ferramenta de democracia, ativismo e consciência social”, declarou.


RELAÇÃO DOS LONGAS-METRAGENS

Competição americana de dramas

Bad Things (US), de Stewart Thorndike
Cypher (US), de Chris Mourkabel
The Graduates (US), de Hannah Peterson
Lost Soulz (US), de Katherine Propper
Mountains (US), de Monica Sorelle
The Secret Art of Human Flight (US), de H.P. Mendoza
Smoking Tigers (US), de Shelly Yo
Somewhere Quiet (US), de Olivia West Lloyd

Competição Internacional de dramas

Boca Chica (República Dominicana), de Gabriela A. Moses
Dead Girls Dancing (Alemanha / França), de Anna Roller
The Future (Israel), de Noam Kaplan
Je’vida (Finlandia), de Katja Gauriloff
Marinette (França), de Virginie Verrier
Richelieu (Canadá / França / Guatemala), de Pier-Philippe Chevigny
Silver Haze (Holanda / UK), de Sacha Polak
Estranho Caminho (Brasil), de Guto Parente

Competição de Documentários

Between the Rains (Kenya), de Andrew H. Brown e Moses Thuranira
Breaking the News (US), de Chelsea Hernandez, Heather Courtney, Princess A. Hairston
The Gullspang Miracle (Suécia / Noruega / Dinamarca), de Maria Fredriksson
The Lionheart (US), de Laura Brownson
Maestra (US / França / Polônia / Grécia), de Maggie Contreras
Q, (Líbano / US), de Jude Chehab
Richland (US), de Irene Lusztig
Rock Hudson: All that Heaven Allowed (US, UK, Nova Zelândia), de Stephen Kijak
Rule of two Walls (Ucrânia), de David Gutnik
Stylevender (Nova Zelândia), de Zoe McIntosh
Take care of Maya (US), de Henry Roosevelt
Transition (US), de Jordan Bryon e Monica Villamizar

Spotlight Narrative

The Adults (US), de Dustin Guy Defa
Afire (Alemanha), de Christian Petzold
The Blackening (US), de Tim Story
Blood for Dust (US), de Rod Blackhurst
Bucky F*cking Dent (US), de David Duchovny
Cinnamon (US), de Bryian Keith Montgomery Jr.
Cold Copy (US), de Roxine Helberg
Downtown Owl (US), de Lily Rabe, Hamish Linklater e Rebecca Green
Eric LaRue (US), de Michael Shannon
First Time Female (US), de Chelsea Peretti
Fresh Kills (US), de Jennifer Esposito
The Good Half (US), de Robert Schwartzman
He Went that Way (US), de Jeffrey Darling
I.S.S. (US), de Gabriela Cowperthwaite
John Early: Now More Than Ever (US), de Emily Allan e Leah Hennessey
LaRoy (US, França), de Shane Atkinson
The Lesson (UK), de Alice Troughton
The Line (US), de Ethan Berger
The Listener (US), de Steve Buscemi
Maggie Moore (s) (US), de John Slattery
The Miracle Club (Irlanda, UK), de Thaddeus O’Sullivan
Our Son (US), de Bill Oliver
The Perfect Find (US), de Leigh Davenport
Shortcomings (US), de Randall Park

Spotlight de Documentário

Of Night and Light: The Story of Iboga and Ibogaine, de Lucy Walker
All Up in the Biz (US), de Sacha Jenkins
American Son (US), de Jay Caspian Kang
Anthem (US), de Peter Nicks
BS High (US), de Martin Sesmond Roe
Comedy of War: Laughter in Ukraine (US), de Christopher Walters
Common Ground (US), de Rebecca Tickell, Josh Tickell
Every Body (US), de Julie Cohen
Happy Clothes: A Film About Patricia Field (US), de Michael Selditch
Invisible Beauty (US), de Bethann Hardison, Frédéric Tcheng
It’s Basic (US), de Marc Levin
The League (US), de Sam Pollard
Milli Vanilli (US), de Luke Korem
Minted (US / Canadá / Cuba / Holanda / India / Nigéria), de Nicholas Bruckman
Open Heart (US), de Jonathan Hock
Poisoned: The Danger in Our Food (US), de Stephanie Soechtig
Rose – the Siya Kolisi Story (South Africa), de Tebogo Malope
Ron Delsener Presents (US), de Jack Sumner
The Saint of Second Chances (US), de Morgan Neville, Jeff Malmberg
The Space Race (US), de Diego Hurtado de Mendoza, Lisa Cortés
Stan Lee (US), de David Gelb
Sunday Best (US), de Sacha Jenkins
Taylor Mac’s 24-Decade History of Popular Music (US), de Rob Epstein, Jeffrey Friedman
This is Not Financial Advice (US), de Chris Temple, Zach Ingrasci
Untitled Nicky Nodjoumi (US), de Sara Nodjoumi Till Schuder
We Dare to Dream (UK), de Waad-al-Kateab
Your Fat Friend (US, UK), de Jeanie Finlay

Spotlight +

Bad Like Brooklyn Dancehall (US / Jamaica), de Ben GiGiacomo, Dutty Vanier
Depois da Projeção do filme: Performance de Dancehall legends
Gloria Gaynor: I Will Survive (US), de Betsy Schechter
Depois da Projeção do filme: Performance de uma e somente Gloria Gaynor
It’s Only Life After All (US), de Alexandria Bombach
Depois da Projeção do filme: Songwriting Masterclass de Indigo Girls
Rather (US), de Frank Marshall
Depois da Projeção do filme: Conversa com ancora Dan Rather e diretor Frank Marshall
Scream of My Blood: A Gogol Bordello Story (US), de Nate Pommer
Depois da projeção do filme: Performance de Gogol Bordello
Songs About Fucking (US), de James Gallagher
Depois da Projeção do filme: Um musical Q&A com Marc Rebillet
Uncharted (US), de Beth Aala
Depois da Projeção do filme: Performance de She Is The Music Artists, curadoria de Alicia Keys
Waitress, the Musical – Live on Broadway! (US), de Brett Sullivan
Depois da Projeção do filme: Performance especial de Sara Bareilles

Viewpoints

Apolonia, Apolonia (Dinamarca, Polônia), de Lea Glob
Asog (Filipinas, Canadá), de Seán Devlin
Break the Game (US), de Jane M. Wagner
Catching Dust (UK, Espanha), de Stuart Gatt
Chasing Chasing Amy (US), de Sav Rodgers
Deep Sea (China, Holanda), de Xiaopeng Tian
Hey Viktor! (Canadá), de Cody Lightning
Kim’s Video (US), de David Redmon, Ashley Sabin
The Last Night of Amore (Itália), de Andrea Di Stefano
Melody of Love (Etiópia / Bélgica / Argentina / Alemanha), de Edmundo Bejarano
Öte (Turquia), de Edmundo Bejarano
Playland (US), de Georden West

Midnight

One Night with Adela (Espanha), de Hugo Ruiz
Perpetrator (US, França), de Jennifer Reeder
The Seeding (US), de Barnaby Clay
You’ll Never Find Me (Austrália), de Josiah Allen, Indianna Bell

Escape From Tribeca

Adipurush (India), de Om Raut
Enter the Clones of Bruce (US), de David Gregory
Enter the Dragon (Hong Kong, US), de Robert Clouse
After the Movie: Co-star Angela Mao e Produtor Andre Morgan falarão sobre Bruce Lee e a Produção do filme.
Final Cut (França), de Michel Hazanavicius
Suitable Flesh (US), de Joe Lynch