CADERNOB

‘Matriarcas’: exposição em SP celebra resistência das mulheres negras da periferia

Mostra fotográfica dirigida por Lua Santana destaca individualidade de mulheres periféricas em uma sociedade patriarcal

Por CADERNO B com Alma Preta Jornalismo
[email protected]

Publicado em 11/08/2024 às 11:27

Alterado em 11/08/2024 às 11:27

Parte da exposição 'Matriarcas', dirigida pela artista Lua Santana, em exposição na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Foto: Bruna Sampaio/Alesp

Giovanne Ramos - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) apresenta em suas dependências a exposição “Matriarcas”, dirigida pela artista Lua Santana. Composta por 20 fotografias de quatro colaboradoras, a mostra oferece um olhar reflexivo sobre a individualidade e a resistência das mulheres negras da periferia paulista, destacando seu empoderamento.

Solicitada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), a exposição estará aberta ao público até o dia 16 de agosto, no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia. Segundo Lua Santana, a principal mensagem das imagens é a possibilidade de um presente e futuro mais feliz e saudável, superando uma sociedade historicamente patriarcal e racista.

Realizado pelo projeto “Coletivo Maré Viva”, “Matriarcas” também faz uma crítica social a problemas cotidianos como racismo, misoginia e desigualdade salarial feminina. “O conceito da exposição é trazer uma nova narrativa sobre a vida das mulheres pretas da periferia e que a gente consiga contar nossas histórias por nós mesmas”, comentou Lua Santana em nota da Alesp.

As fotos da mostra já foram expostas de forma itinerante em outros espaços públicos de São Paulo, incluindo Capão Redondo, Itaim Paulista e Butantã. Além das fotografias, um curta-metragem com a mesma temática foi produzido e exibido nesses locais.

Serviço: Exposição “Matriarcas“ / Quando: até 16 de agosto / Horário: de segunda a sexta, das 8h às 20h / Onde: Espaço Heróis de 32 – Térreo – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. / Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, SP / Entrada franca.

Deixe seu comentário