CADERNO B
Funkeiro MC Marcinho, autor de 'Glamurosa', morre no Rio, aos 45 anos
Por Gabriel Mansur
[email protected]
Publicado em 26/08/2023 às 10:01
Alterado em 26/08/2023 às 10:01
MC Marcinho Foto: Reprodução
Morreu neste sábado (26), no Rio de Janeiro, o MC Marcinho, um dos precursores do funk carioca, aos 46 anos. Tido como príncipe do fuk, o cantor estava internado no hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio, desde o dia 27 de junho, com quadro de insuficiência cardíaca e renal. Ele foi acometido por uma infecção generalizada. No dia 22 de agosto, familiares haviam pedido por doação de sangue para o cantor.
A situação chegou a ficar mais crítica, quando o funkeiro teve o seu nome retirado da fila de transplantes de órgãos. O motivo foi que, pelas regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor tem que ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão, e MC Marcinho não se encaixava mais nessa lista.
A morte de Marcinho chegou a ser noticiada nesta sexta-feira, mas a assessoria dele negou a informação. Neste sábado, porém, o próprio hospital confirmou o óbito ao jornal O Globo.
MC Marcinho, cujo nome real é Marcelo Fernandes Vieira, ganhou destaque principalmente nos anos 2000, com suas músicas que misturavam elementos do funk, hip-hop e pop. Antes disso, ele compôs ainda na adolescência o seu primeiro rap para um festival de galeras: o “Rap do solitário”, com o qual foi vencedor da disputa.
Nos anos 1990, junto com a namorada, a MC Cacau, ele montou uma dupla, que lançou o CD “Porque te amo” (1997), pela gravadora Afegan, do DJ Marlboro. Em 1998, Marcinho lançou o primeiro CD solo, “Sempre Solitário”, no qual incluiu a música “Garota nota 100”, com produção de Marlboro. No ano seguinte lançou “Valeu shock”, também produzido pelo DJ, que sofreu com a retração do espaço para o funk romântico, mas estourou a música “Motivos da vida”.
Uma de suas composições mais icônicas é ‘Glamurosa‘, lançada em 2005, e que se tornou um enorme sucesso em todo Brasil. O hit, que traz uma batida contagiante, foi fundamental para popularizar o gênero funk carioca.
Além de ‘Glamurosa’, MC Marcinho também lançou outras músicas que tiveram certo destaque, como ‘Rap do Solitário’, ‘Garota Nota 100’, entre outras.
Marcinho deixa cinco filhos: Matheus e Marcelly, de 23 anos, Sara, de 22, Marcelo, 21, e Marcinho, de 16. Em junho deste ano, foi anunciado o fim do casamento do cantor com Kelly Garcia, depois de 20 anos juntos. Kelly revelou a separação em postagem nas redes sociais, três dias antes do funkeiro ser internado. O divórcio foi oficializado no último domingo (20).