Daniele Zill lança ‘Gesto Flamenco’ nesta sexta

Publicação da Funarte sobre o universo da cultura flamenca será lançada no Youtube em um bate-papo com a autora

Foto: Clara Assenato/divulgação
Credit...Foto: Clara Assenato/divulgação

A Fundação Nacional de Artes, por meio de sua Gerência de Edições, lança no dia 18 de dezembro

O livro Gesto Flamenco, da bailarina, coreógrafa e pesquisadora de movimento Daniele Zill, será lançado nesta sexta, às 17 horas, no canal da Funarte no Youtube. Haverá bate-papo entre a autora e os representantes da Fundação.

Com 144 páginas, Gesto Flamenco é fruto de uma imersão de longa data da intérprete em dança, com foco no flamenco. Vem contribuir para a reflexão, a memória e o pensamento crítico no campo das artes cênicas, da dança, da performance e, especificamente, da dança flamenca. Na obra, Daniele investiga o fascinante universo da cultura flamenca a partir do premiado espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto.

Com uma linguagem acessível ao grande público e uma visão privilegiada, que une experiências práticas nessa dança, música e fisioterapia, a autora revela em palavras a força expressiva habitada nas minúcias, nos movimentos e nas atitudes corporais que transpiram as particularidades do gesto flamenco. Daniele leva em consideração a complexidade da dança flamenca em relação à música instrumental, ao canto, aos figurinos, aos objetos cênicos e, finalmente, à encenação, à obra.

Na opinião de Fabiano Carneiro, coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) - Funarte, ao lançar o livro, a instituição faz uma contribuição de extrema importância para a dança nacional. “Esse livro contempla um segmento específico, que é a dança flamenca, no qual o campo de estudo ainda está pouco desenvolvido. A obra vai ao encontro das políticas estabelecidas pela Coordenação de Dança, ao longo dos últimos anos, no que tange a abrangência e descentralização, incentivando e construindo possibilidades para a cidadania”, afirma o gestor.

Sobre a autora

Pesquisadora do movimento e das artes da cena, com ênfase nos estudos do corpo (análise do movimento, gesto flamenco) cultura e interdisciplinaridade. Atua como bailarina, bailarina/intérprete, coreógrafa e produtora da Companhia de Flamenco Del Puerto, e como professora do ensino regular de dança e música na mesma escola, da qual também é diretora geral.

Foi premiada com Melhor Espetáculo (2012, 2008, 2007) e Melhor Produção (2012, 2016) no Prêmio Açorianos de Dança/RS e indicada a Melhor Atriz no Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-juvenil 2016. Graduada em Fisioterapia (ULBRA/2001), especialista em Acupuntura Chinesa (2003) e Reeducação Postural Global (2004) e formação conservatorial em Música – Piano (1995), bolsista CAPES de 2015 a 2017 e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2017).

Edições Funarte em 2020

Gesto Flamenco, de Daniele Zill, é a quarta publicação lançada pela Fundação Nacional de Artes em 2020. As obras marcam a tradição da Funarte de difundir os itinerários de nomes consagrados da atividade artística, além de livros técnicos na área, por meio da Gerência de Edições do Centro de Programas Integrados da entidade. As três outras publicações lançadas foram: Marina Miranda – Além da ‘Crioula Difícil’, de Clóvis Corrêa; Carta ao Sol – coletânea de contos de Susana Fuentes; e O Mundo do Som – um manual para piano, de Claudio Soares.


Serviço: Lançamento do livro Gesto Flamenco, de Daniele Zill / Bate-papo com a autora: dia 18 de dezembro (sexta-feira), às 17h / Acesso gratuito, no canal.