ASSINE
search button

Guia para músicos, 'O mundo do som' é publicado em português

Funarte lança manual de estudos do aclamado pianista e pedagogo Cláudio Soares

Divulgação -
O prestigiado pianista e pedagogo Cláudio Soares
Compartilhar

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lança nessa quinta (26) o livro "O Mundo do Som: Guia de Prática Interpretativa e Orientação Pianística", do prestigiado pianista e pedagogo Cláudio Soares. A publicação é resultado de palestras ministradas por Soares no Japão, onde a obra já teve 15 edições. Em linguagem acessível e abrangente, ela ajuda o leitor a encontrar expressão própria na música. O lançamento no Brasil será realizado às 17h, em bate-papo com o autor no canal da Funarte no YouTube, com livre acesso.

Na ocasião, o artista e professor reconhecido internacionalmente vai comentar sobre seu processo de trabalho, a construção do livro, sua experiência e suas impressões. Em "O Mundo do Som", Soares reflete a respeito da interpretação, a expressão artística e a importância da consciência do corpo para a prática musical. Convida alunos iniciantes, músicos profissionais e professores para uma análise sobre a união entre mente e corpo, afetividade e técnica, e criatividade e imaginação, além de desenvolver um roteiro de trabalho a orientadores.

Violinista e maestro, Cláudio Cruz, que já dirigiu e regeu várias orquestras do Brasil e do exterior, fala sobre o guia: “Após diversas edições no Japão, temos agora acesso a este importante trabalho, O Mundo do Som, traduzido para o português. Este é um livro sobre música para músicos e aborda assuntos importantíssimos para construirmos uma interpretação madura e convincente. Trata-se do resultado de uma vida dedicada ao ensino musical, que, apesar de abordar aspectos técnicos do repertório pianístico, indico a todos os músicos. A música é uma linguagem universal!”.

A professora e musicista Ileana Carneiro também destaca o mérito do livro que, segundo ela, apresenta um roteiro para a compreensão da música enquanto linguagem. “É todo um complexo que inclui: conhecimento, arte, crenças, lei, ética, usos e costumes, hábitos, aptidões, valores — significados que dão sentido ao mundo e à vida”, explica Ileana.

O livro

O Mundo do Som é desenvolvido em três capítulos. Eles estimulam os artistas a encontrarem o "próprio caminho na música", como escreve o autor.

O primeiro capítulo contempla "a interpretação da partitura — sua leitura e expressão corretas", citando os pontos que devem ser considerados, entre eles a busca pelo que o compositor quis expressar. No texto, o professor sugere uma forma de uso da "imaginação sonora" como ferramenta de “liberdade do intérprete”.

No segundo capítulo, Soares analisa o timbre e o toque como elementos de produção de um belo som. Disserta sobre a utilização do próprio corpo como instrumento, propondo a conscientização de cada parte dele e sugerindo movimentos básicos, controle dos músculos e articulações, guiando o leitor até as mudanças de volume, timbre e toque.

Por fim, o terceiro capítulo, direcionado a orientadores, disponibiliza pontos didáticos para um roteiro de trabalho, com detalhes práticos sobre treinamento e estudos.

O autor

Cláudio J. L. Soares começou seus estudos musicais em Porto Alegre. No Rio de Janeiro, estudou na antiga Escola Nacional de Música e, após ser laureado em concursos nacionais, finalizou sua formação na Alemanha, na Escola Superior de Música e Teatro de Hanôver e na Escola Superior de Música de Hamburgo (como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst). Residindo no Japão desde 1983, é professor no renomado Osaka College of Music.

Integrou o júri de diversos concursos e ministra regularmente cursos e palestras em países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, muitos dos quais acessíveis pela internet. Seu trabalho com jovens outorgou-lhe incontáveis prêmios internacionais. Dentre várias obras, publicou dois livros que se tornaram clássicos na literatura musical e pianística do Japão.

Edições Funarte em 2020

"O Mundo do Som" é o terceiro de quatro livros que a Funarte preparou para 2020, difundindo a vida e obra de nomes consagrados das artes e livros técnicos, por meio da Gerência de Edições do Centro de Programas Integrados (Cepin). Foi lançado em setembro "Marina Miranda – Além da “Crioula Difícil”, de Clóvis Corrêa, sobre a primeira humorista negra com destaque na televisão brasileira. Em outubro, foi a vez da coletânea de contos "Carta ao Sol", da atriz, escritora e dramaturga Susana Fuentes, retratando as sutilezas do teatro. O próximo livro, "Gesto Flamenco", de Danielle Zill, um estudo sobre o estilo de música e dança, está programado para dezembro.

Lançamento do livro O Mundo do Som / Autor: Cláudio J. L. Soares / Edições Funarte / Formato: 16x23cm / Nº de páginas: 144 / Acabamento: Brochura / ISBN: 978-85-7507-206-6 / Aquisição em todo o Brasil, pela Livraria Mário de Andrade (Funarte), somente através do e-mail: [email protected] / Preço: R$ 30

Bate-papo em vídeo – 26 de novembro de 2020, às 17h / Com o autor, Cláudio Soares; o gerente de edições – Cepin Funarte, José Maurício Moreira; e o servidor da GED, Carlos Eduardo Drummond. Canal da Funarte: www.youtube.com/funarte