ASSINE
search button

Céus de Monet por Toz

Mostra será aberta na Fábrica Bhering, bairro Santo Cristo, zona portuária do Rio

Divulgação/Elodie Salmeron -
Tomaz Viana, o Toz:exposição na antiga fábrica da Bhering
Compartilhar

O artista plástico Toz traz em sua nova fase a marca do impressionismo de Claude Monet. "Céus de Monet" é uma exposição inédita com nuances de cores e dégradés em obras de grandes formatos à mostra a partir de 14 de novembro na Fábrica Bhering, no bairro Santo Cristo, zona portuária do Rio.

O artista reúne cinco telas (2m x 3m) e duas esculturas inéditas, um vídeo e três fotografias. As visitas serão agendadas previamente através de uma plataforma online. Para proporcionar maior segurança ao público e funcionários do espaço, será permitido um número reduzido, abaixo da capacidade total, com entradas espaçadas, e apenas a permanência de poucas pessoas no espaço expositivo. 

A inspiração em Claude Monet 

A série "Céus de Monet" foi concebida a partir da observação do artista durante um projeto comissionado, realizado entre 2018 e 2020 em uma fazenda do século 18, no Estado do Rio de Janeiro. Lá, Toz pintou grandes painéis de grafite dégradés coloridos, em cima de antigos equipamentos da fazenda. Uma livre inspiração na qual o artista tenta capturar as texturas e movimentos de luz e sombra do ar livre, própria dos impressionistas. Um encontro imaginário e atemporal.

O efeito visual do colorido no meio da natureza em redor teve um impacto imediato na concepção do espaço do artista: seu olhar, em vez de se perder nos vales verdes entornos, ficou irresistivelmente atraído por esses recortes coloridos.

A partir dessa observação, Toz refletiu sobre a percepção dos objetos, sua relação com o espaço, e idealizou "Céus de Monet". A escolha da data de inauguração da mostra também é uma homenagem ao pintor francês. Dia 14 de novembro 2020, Monet faria 180 anos.

Trilha Sonora 

A concepção da exposição propõe uma ambientação com trilha sonora criada pelo Rod Abranches, parceiro do Toz desde a época do Flesh Beck Crew, grupo de grafiteiros que fizeram intervenções nos muros da cidade do Rio. A trilha será exclusiva para o projeto, e irá completar a imersão do público. 

Democratização e acessibilidade

Através de um vídeo, Toz falará das obras e do conceito exposição. Assim que o público chegar ao espaço, poderá acessar as mídias sociais do artista e se beneficiar da visita guiada virtual. Também é prevista a criação de um QR Code que dará acesso a um link no qual serão detalhadas todas as referências e temáticas artísticas da exposição e o texto curatorial. A exposição estará no térreo e contará com rampa de acesso para cadeirantes.

Visitas guiadas virtuais

Estão previstas duas "lives" nas quais o artista fará uma visita guiada da exposição e poderá conversar com o público, através da sua conta Instagram @tozfbc. 

Sobre o artista

Tomaz Viana, natural de Salvador, é um artista visual brasileiro que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Toz, como é conhecido nas artes, dedica-se à pesquisa e experimentação do grafite há 20 anos e à criação de telas e objetos há 10 anos, já tendo participado de várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior.

SERVIÇO: Exposição Céus de Monet / Fábrica Bhering, à Rua Orestes, 28 - Santo Cristo, Rio de Janeiro / De 14 de novembro/20 a 12 de dezembro/20, das 12h às 18h (quintas e sextas) e das 12h às 20h (sábados). realização: Valeu Produções.