ASSINE
search button

Senta a Pua! Documentário sobre participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial é exibido na Rússia

Arquivo/Luis Gustavo de Barros Gabriel -
Veteranos de guerra da Força Aérea Brasileira reunidos no Clube dos Praças, no Rio de Janeiro
Compartilhar

Documentário brasileiro "Senta a Pua!" é exibido em Moscou para contar ao público russo como os avestruzes da FAB lutaram para derrotar a Alemanha nazista e "conquistar seu direito de viver mais 24 horas".

Macaque in the trees
Veteranos de guerra da Força Aérea Brasileira reunidos no Clube dos Praças, no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo/Luis Gustavo de Barros Gabriel)

Nesta sexta-feira (4), o documentário brasileiro "Senta a Pua!", que relata a participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial foi exibido no Festival Internacional "Dias do Cinema Histórico de Guerra", celebrado em Moscou entre os dias 2 e 6 de setembro.

Dirigido por Erik Castro, o documentário traz entrevistas com figuras de destaque do Grupo de Caça da FAB que apoiou o esforço de guerra aliado na Itália, como o brigadeiro Rui Moreira Lima.

"Esse é um espaço valioso para trazermos aos russos a história da participação do Brasil na Segunda Guerra", disse o responsável pelo setor cultural da Embaixada do Brasil, primeiro secretário Alvaro Galvani, à agência de notícias Sputnik Brasil.

"É importante frisar que Brasil e Rússia lutaram lado a lado [...] que somos aliados tradicionais", declarou o diplomata.

Único país latino-americano a enviar tropas para o teatro de operações nessa fase da guerra, a participação do Brasil ainda é pouco conhecida na Rússia.

"Essa guerra foi travada longe das fronteiras brasileiras, mas influenciou muito a nossa história política. Nosso primeiro presidente no período do pós-guerra foi um general", lembrou Galvani.

A exibição do documentário foi feita no âmbito da cooperação entre a Embaixada do Brasil e o maior museu de história militar da Rússia, o Museu da Vitória.

Graças a essa parceria, hoje os brasileiros que visitam Moscou podem se familiarizar com a experiência russa e soviética na guerra, ouvindo o áudio-guia do museu em português.

Para ele, a Rússia "com certeza é um exemplo no esforço de rememorar os esforços de seus antepassados, dando o apoio necessário aos seus museus e apoiando a realização de eventos" que marcam a participação da URSS na guerra contra a Alemanha nazista.

"Agora fizemos a legenda em russo para o documentário ["Senta a Pua!"] a fim de apresentar para eles a nossa história", disse Galvani.

O diplomata lembra que, "apesar de ser um documentário de guerra", "Senta a Pua!" é um "filme dinâmico, com momentos bem-humorados".

Com uma média de três pilotos mortos por mês, a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB na Segunda Guerra Mundial foi dramática.

No entanto, como escreveu o veterano da FAB Luís Perdigão Fonseca em seu livro "Missão de Guerra", a trajetória dos avestruzes da FAB também proporcionou "o prazer de reconquistar a cada dia o direito de viver mais 24 horas".

O Festival Internacional "Dias do Cinema Histórico de Guerra" será realizado até o dia 6 de setembro em Moscou para marcar os 75 anos da vitória aliada sobre a Alemanha nazista.(Agência Sputnik Brasil)