ASSINE
search button

Morre Moraes Moreira, cidadão do mundo e da Gávea

José Peres -
Moraes Moreira mostrará músicas inéditas do novo álbum "Ser Tão", na apresentação desta noite
Compartilhar

Macaque in the trees
Moraes Moreira era um verdadeiro andarilho da Gávea, onde morava, amigo de todos (Foto: José Peres )

Morreu nesta segunda-feira, aos 72 anos, em seu apartamento da Gávea, o cantor e compositor Moraes Moreira, um dos maiores ícones da música brasileira.

O artista, que fez parte do célebre grupo Novos Baianos, faleceu nesta manhã no Rio de Janeiro, por causas ainda desconhecidas. Pessoas próximas afirmaram que ele teria morrido enquanto dormia. Outras fontes dizem que o motivo teria sido um infarto.

Nascido em 8 de julho de 1947, em Ituaçu, Bahia, Antônio Carlos Moraes Pires se interessou pela carreira musical ainda na infância, tocando sanfona e violão. Em 1969, participou da fundação dos Novos Baianos, um dos conjuntos mais influentes da história da música nacional, que durou, oficialmente, dez anos.

Em sua carreira solo, lançou mais de 20 discos, se destacando como o primeiro cantor de trio elétrico e misturando diversos estilos. Recentemente, durante o isolamento social imposto em decorrência do surto do novo coronavírus, escreveu um cordel intitulado "Quarentena", possivelmente, sua última obra conhecida. Veja abaixo.

Moraes Moreira deixa um filho, o também músico Davi Moraes, de 46 anos, e uma neta, Alice, de 7 anos.

Divulgação - O show de encerramento do festival ficará a cargo de Moraes Moreira, dia 30, no Blue Note Rio