ASSINE
search button

Cursos online de italiano para se ocupar na quarentena

Compartilhar

O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, órgão oficial do Governo Italiano, está ministrando cursos de italiano na modalidade online.

Os cursos são ministrados com o mesmo corpo docente, os mesmos materiais didáticos e a mesma abordagem comunicativa dos cursos presenciais. O aluno pode interagir e conversar com seu professor e seus colegas, ter atividades voltadas às habilidades escritas e orais, ter seus exercícios e redações corrigidos pelo professor, propor à turma assuntos de maior interesse, entre outras vantagens dos cursos presenciais. No final do curso o aluno recebe um atestado de frequência com indicação do nível alcançado, que terá a mesma validade do emitido em conclusão dos nossos cursos presenciais.

O corpo docente do IIC recebeu treinamento no uso da plataforma Zoom, através da qual as aulas são ministradas. O IIC tomou todas as ações para garantir os padrões de qualidade dos cursos através de um instrumento tecnologicamente avançado, eficiente e simples de se utilizar. Os interessados devem enviar email para: [email protected] (colocando em cópia [email protected]).

A boa novidade é que todos os alunos do curso online têm acesso gratuito aos recursos pedagógicos da ICON (Italian Culture On Net), uma plataforma criada por um consorcio de renomadas universidades italianas, onde são oferecidos cerca de 400 módulos didáticos realizados por docentes acadêmicos sobre as principais áreas de estudo da cultura italiana (Literatura, História da Arte, Filosofia, Linguistica, Artes Performativas, História, Geografia, Sociologia, etc.); materiais multimídia para treinar o próprio italiano de forma divertida (vídeo, áudio, imagens), fichas de aprofundamento sobre gramáticas e contexto de uso da língua, mais de 1000 atividades com correção automática, focadas na fala e na escrita, entre outros ricos conteúdos.

“Julgamos muito importante, neste momento, renovar nosso comprometimento com nossa missão e garantir a continuidade de nossas atividades de ensino e promoção da língua e da cultura da Itália, um país posto à dura prova pelo novo Coronavírus”, diz a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Livia Raponi. “Decidimos não interromper nossa atividade didática no primeiro semestre, e pelo contrário, vamos potencializar ainda mais sua oferta formativa”, complementa Raponi.