
Texto de Robertinho Brant
Eu costumava brincar que o Fernando deve ter nascido já com muitos anos de idade. Afinal, escrever as letras de Travessia, Outubro e Sentinela aos 21 anos era quase assustador. Algo realmente surpreendente! No entanto, foi na infância, até mais ou menos os doze anos, que ele dizia ter mais aprendido sobre a vida. Era lá que ele pescaria todos aqueles tesouros que mais tarde embalariam e traduziriam a vida de tantas gerações de brasileiros.

Fernando sempre foi um ponto de luz que iluminava tudo a sua volta. Sua humildade e generosidade contrastavam com sua grandeza de homem e de poeta. Típico mineiro universal, ele não precisava ter estado nos lugares pra descrevê-los. Usava sua imaginação de menino para desenhar e colorir com palavras tudo o que sentia e digeria dos sons e melodias que seus parceiros lhe presenteavam. Mestre na forma, Fernando soube da maneira mais sublime comunicar ao mundo todos os seus mais profundos desejos e sentimentos, e, ao mesmo tempo, voar sobre todos nós com sua poesia de pássaro e alma de sonhador. Sonhar sempre foi seu alimento mais precioso. O amor, o fruto. A esperança, seu guia.
Para a família, Fernando sempre foi referência e inspiração. Por isso, enquanto ia se tornando um dos maiores compositores da música popular brasileira, ele ia também nos empurrando para frente. Para mim, foi de vital importância em relação a todas as minhas escolhas de vida. Ele, que sempre abriu e revelou para todos infinitas janelas de sonhar, foi pra mim muito mais que isso. Além de tio, foi meu mestre, farol, segundo pai e irmão. Amigo da vida inteira!
Produzir, arranjar e gravar esse álbum em homenagem a ele tem sido uma experiência única. Escolher cada música e cada convidado para cantá-la. Pensar em cada arranjo, sonhar com cada nova gravação. Conviver todos os dias com tantas mágicas palavras... É como se ele estivesse acabando de me ensinar tudo aquilo que eu ainda não tinha conseguido aprender.
Fernando, sua travessia continua!
FAIXAS E PARTICIPAÇÕES
1 – SAN VICENTE
BETO GUEDES: VOZ, BAIXO E VIOLÃO NYLON SOLO
2 – CREDO
BOCA LIVRE: VOCAL
3 – O MEDO DE AMAR É O MEDO DE SER LIVRE
MILTON NASCIMENTO: VOZ E VOCAL
4 – O QUE FOI FEITO DEVERA
MÔNICA SALMASO: VOZ E VOCAIS
5 – SAUDADE DOS AVIÕES DA PANAIR
TADEU FRANCO: VOZ
6 – MILAGRE DOS PEIXES
DJAVAN: VOZ E VOCAL
7 – SENTINELA
DORI CAYMMI: VOZ, VIOLÃO NYLON E ARRANJO
8 – OUTUBRO
NINA BECKER: VOZ E VOCAL
9 – TRAVESSIA
TONINHO HORTA: VOZ, VIOLÃO NYLON, GUITARRA, BAIXO E ARRANJO
10 – PONTA DE AREIA
ROBERTA SÁ: VOZ E VOCAL
11 – DURANGO KID
LÔ BORGES: VOZ E VOCAIS
12 – SAÍDAS E BANDEIRAS
SEU JORGE: VOZ
13 – VEVECO, PANELAS E CANELAS
FERNANDA TAKAI: VOZ E VOCAIS
14 – PAISAGEM DA JANELA
SAMUEL ROSA: VOZ E VOCAIS
15 – BECO DO MOTA
JOYCE MORENO: VOZ E VOCAL
16 – VIDA
ZÉ RENATO: VOZ
17 – AMOR AMIGO
PAULA SANTORO: VOZ E VOCAL
Flauta Jorge Continentino
18 – CANOA CANOA
VANDER LEE: VOZ E VOCAIS
19 – MARIA TRÊS FILHOS
TAVINHO MOURA: VOZ E VOCAIS
20 – VENDEDOR DE SONHOS
FLÁVIO VENTURINI: VOZ E VOCAL
MARINA MACHADO: VOZ E VOCAL
Produzido e arranjado por Robertinho Brant