ASSINE
search button

Nova Iguaçu: 'Aqui tem um livro' tem publicações infantis este mês

Compartilhar

A ação 'Aqui Tem Um Livro' será realizada na próxima terça (10), das 8h às 15h, em vários pontos da cidade de Nova Iguaçu. No clima do Natal, 20 exemplares de diversos livros infantis vão ser espalhados pelo município. A ideia é "esquecer", literalmente, as publicações para que alguém encontre e leve para ler. A ação faz parte do projeto “Livros para voar” dentro do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig. Quem encontrar o livro, após aproveitar a leitura, pode “esquecê-lo” em algum local da cidade para que outra pessoa desfrute a leitura. Em 2018, 140 pessoas foram alcançadas pela ação. Os livros contêm um marcador com a logo do projeto e todos têm o adesivo com as instruções sobre a ação para fortalecer a circulação das publicações.

"A ação incentiva as crianças para o hábito de ler e é muito importante para o aprendizado e a formação de jovens cidadãos.”, afirmou Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

O Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita recebe doações de livros. Quem quiser desapegar pode doar entrando em contato com a Fenig pelo telefone 21 97215 1908. Além disso, outra ação do projeto, a “Aqui tem um totem”, recebe livros paradidáticos (ficção, biografias, poesia). As caixas do totem estão em 9 locais de Nova Iguaçu: Igreja Santo Antônio da Prata / Prefeitura de Nova Iguaçu / Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto / OAB Nova Iguaçu / TopShopping / Codeni / Casa de Cultura / Cefet-NI / Loja Caçula-NI.

A ação contribui para promover a troca livros entre leitores e doadores em pontos estratégicos fazendo os livros circularem. A democratização do acesso ao livro estimula ainda os núcleos de estudo e pesquisa e a produção literária da cidade.